Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para construção de creche no bairro Recanto Verde, Zona Rural da capital

25/10/2022 22h20 - Atualizada em 12/11/2022 14h52

A comunidade do bairro Recanto Verde, região Vila Itamar, Zona Rural de São Luís, aguardava com ansiedade a construção da creche de tempo integral que atenderá às crianças da comunidade. Na terça-feira (25), ocorreu a assinatura da Ordem de Serviço, em solenidade que contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e autoridades municipais. As obras, que já estão em andamento, integram um pacote de seis creches cujas Ordens de Serviço o gestor assina no decorrer desta semana.

“A nossa gestão está presente na Zona Rural desde o começo, levando ações que melhoram a vida da nossa população. Aqui na Vila Itamar e Recanto Verde temos trazido diversas ações, mas nosso trabalho não estaria completo se não construíssemos a creche na qual nossas crianças tivessem o direito de estudar em uma unidade escolar e uma de tempo integral. Assim, muitas mães e pais poderão deixar seus filhos pela manhã e buscá-los no fim do dia, o que para nós é motivo de muita felicidade. Até sábado, assinaremos seis Ordens de Serviço para construir uma creche de tempo integral em São Luís. Isto demonstra nossa preocupação com a primeira infância e com o futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, secretários e demais autoridades.

Na segunda-feira (24), o gestor assinou a Ordem de Serviço para obras na Vila Bacanga. Nesta quarta (26), será a vez da comunidade do bairro Alexandra Tavares receber a comitiva municipal para a assinatura do documento. Ao longo da semana, recebem ainda as obras da Prefeitura de São Luís os bairros Residencial Santo Antônio, Cohab Anil IV e Conjunto São Raimundo. Ao todo, as seis creches terão capacidade para atender 700 crianças nos bairros nos quais estão localizadas, bem como adjacentes.

Para a dona de casa Suzana Veras, a construção da creche próxima de sua residência vai facilitar a educação do filho de 3 anos.

“A comunidade esperava estas obras há mais de três anos e com a construção vai melhorar a vida de toda a comunidade, facilitando a nossa vida. Com a creche eu vou poder buscar um emprego para ajudar nas despesas da casa, já que somente meu marido trabalha. Estamos muito felizes”, disse.

A creche do Recanto Verde terá salas de administração e dos professores, fraldários, salas de atividades, amamentação, solário, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário com área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos e lavagem de utensílios, bancada de entrega de alimentos prontos, copa para funcionários, lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas sujas, bancada para passar roupas, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia com balcão de entrega de roupas limpas, vestiário masculino e feminino, cozinha com despensa, varanda de serviço e ainda sala multiuso e de pré-escola e almoxarifado.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, a previsão para o término das obras é de oito meses.

“As obras de todas as creches ocorrem ao mesmo tempo. Trata-se de todo um esforço da gestão do prefeito Eduardo Braide para levar às comunidades estas obras”, disse o titular da Semosp. O valor da obra é de R$ 2.261.657,65 provenientes do Governo Federal e do Tesouro Municipal.

“A construção da Creche do Recanto Verde integra a política educacional do prefeito Eduardo Braide voltada para a proteção da primeira infância, com apoio às famílias. Aqui as crianças vão poder vivenciar suas primeiras experiências educacionais, que é uma etapa muito importante da educação e da vida do ser humano”, destacou a secretária de Educação, Caroline Marques.

Mãe de três filhos, Elielma da Silva aguarda com ansiedade o término das obras. “A creche perto de casa vai facilitar demais. Hoje, para termos acesso ao serviço temos de levar as crianças para outros bairros para poderem estudar e isso dificulta muito a nossa vida, principalmente de quem tem mais de uma criança. Agora, com a creche na comunidade estamos mais felizes”.

Estiveram presentes na assinatura da Ordem de Serviço da creche de tempo integral no Recanto Verde, os secretários Igor Almeida (Secom), Joel Nunes (Semus); Sérgio Motta, controlador-geral do Município e Dilmar Araújo, subprefeito da Zona Rural, Flávio Foguinho (coordenador da Zona Rural). A subdefensora Pública do Estado do Maranhão, Cristiane Marques, os vereadores Marlon Botão (PSB) e Manoel Filho (Avante) e o diretor geral da CCG Construções, César Roberto Pereira.