Secretaria Municipal de Educação

Atribuições

A Secretaria Municipal de Educação de São Luís possui uma longa história de trabalho pelo desenvolvimento educacional de São Luís. Na década de 1910, era chamada de Instrução Pública Municipal (IPM), sendo chamada depois de Departamento de Educação, Secretaria de Educação e Ação Comunitária, Secretaria de Educação e Cultura, até o nome atual, Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A Secretaria de Educação foi instituída nos termos da Lei nº 1.847, de 10 de janeiro de 1996 e, após ocupar diversos prédios da região central de São Luís, fixou sede, em junho de 2015, na Avenida Castelo Branco, 250, Edifício Trade Center, no bairro São Francisco.

A SEMED é o órgão público responsável pela gestão das políticas públicas voltadas à Educação do município de São Luís, por organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

A SEMED executa os serviços públicos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e das modalidades de Educação Especial (voltada para pessoas com deficiência) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Atualmente (2022), a Secretaria de Educação possui 254 escolas municipais, mais de 8 mil profissionais do Magistério e, aproximadamente, 90 mil estudantes.