Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide reforma e entrega a U.I Vila Embratel

02/05/2024 17h06 - Atualizada em 10/05/2024 17h41

Nesta quinta-feira (2), a nova Unidade Integrada (U.I) Vila Embratel foi entregue pelo prefeito Eduardo Braide, após passar por uma revitalização completa. Atendendo cerca de 650 alunos do 5° ao 9° ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos, a unidade ganhou novos espaços, acessibilidade e climatização em todas as salas.

A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“É uma grande felicidade para mim, como prefeito, entregar mais uma escola nova para nossa São Luís, e hoje é a vez da tradicional U.I Vila Embratel. Agora, totalmente climatizada e com novas salas, incluindo uma sala de recursos para nossos alunos com deficiência, sala de jogos, biblioteca, paisagismo e muito mais. Ver o impacto positivo que uma escola nova tem na vida dos alunos, pais, professores e toda comunidade é motivo de grande alegria”, destacou o prefeito Eduardo Braide, anunciando para os próximos dias, a entrega dos kits escolares para os alunos da unidade.

Durante o evento, a vice-prefeita Esmênia Miranda, salientou a importância de uma infraestrutura adequada para aprimorar a qualidade do ensino em toda a rede educacional.

"O maior desejo de um professor é conduzir suas aulas sem preocupações relacionadas a equipamentos ou infraestrutura, e esse bem-estar se estende aos alunos e a toda a comunidade escolar. Estar em um ambiente com uma boa estrutura, agradável, seguro e digno facilita o trabalho dos professores, promove um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante, e é isso que esta gestão tem buscado proporcionar", ressaltou.

Intervenções

A unidade recebeu adequações e inclusão de novos espaços, como biblioteca equipada com sala de informática, sala de recursos, espaço para prática de atividades esportivas, sala de jogos com tênis de mesa, pebolim, futebol de botão, aero hockey, entre outros. Além disso, foram acrescentados um coreto e áreas paisagísticas.

Adicionalmente, toda a infraestrutura passou por renovação do teto, forro, piso, paredes e pintura completa. Todo o prédio adaptado com acessibilidade, substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro.

Para proporcionar um ambiente mais confortável, foi instalado ar-condicionado em todas as salas de aula e no refeitório e todo o mobiliário e equipamentos foram substituídos por novos, oferecendo condições adequadas para o ensino e aprendizagem.

A secretária da Semed, Caroline Marques Salgado, destacou que toda a nova infraestrutura recebe equipamentos novos, cuidadosamente selecionados por toda a equipe da Secretaria de Educação, com o objetivo de proporcionar o melhor ambiente educacional possível. Essa seleção é feita com base em um levantamento pedagógico adequado, que considera as necessidades específicas de cada espaço escolar e das atividades pedagógicas realizadas.

"Com a entrega de mais uma escola nova, reafirmamos nosso compromisso com a educação da nossa cidade. Quero expressar que nosso coração diariamente transborda de alegria pelo trabalho, dedicação e compromisso de uma gestão que prioriza o cidadão. Para gestores, equipe da gestão escolar, professores, alunos, familiares, quero reiterar nosso compromisso com cada um de vocês e com a cidade de São Luís. A população aplaude e agradece, pois tudo o que é realizado na gestão de nosso prefeito é feito com a qualidade que os cidadãos de nossa cidade merecem”, disse Caroline Marques Salgado.

Agradecimentos

Professores, pais, alunos e comunidade escolar celebraram a entrega e compartilharam a alegria desse momento. A mãe e ex-aluna, Ellen Moraes, expressou seu contentamento.

“É um sonho realizado. Para quem já estudou aqui, ver essa nova estrutura é maravilhoso; e hoje, vindo para cá, meu caçula disse que está muito feliz que agora vai usar um casaco porque as salas estão com ar-condicionado”, declarou aos risos a mãe Ellen Moraes.

Para a aluna Eliana Lopes, “a escola é nossa segunda casa e agora temos uma escola bonita com tudo novo. Agradeço ao prefeito por deixar nossa escola um lugar lindo de aprender e sonhar”.

O professor Denivaldo Barros, em nome dos professores e da comunidade escolar, reconheceu o esforço e dedicação de todos os envolvidos na reforma da escola.

"Este é agora um sonho tornado realidade. Estamos verdadeiramente impressionados com o que foi realizado e construído. Gostaria de agradecer ao prefeito, à equipe do prefeito e a todos os trabalhadores que estiveram aqui, com as mãos na massa, realizando o que todos nós estamos testemunhando. Muito obrigado a todos."

"Este é um momento marcante para toda a comunidade escolar, especialmente para os nossos alunos e alunas, que são a razão de tudo que estamos celebrando hoje. Agora, eles têm o privilégio de estudar em uma instituição renovada, onde novas oportunidades se apresentam. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide, à secretária de educação, Caroline Salgado, e a toda a equipe envolvida por tornarem isso possível. Muito obrigado", afirmou Maria das Dores Pereira, diretora da unidade.

A solenidade contou com a presença dos secretários Diego Rodrigues (SMTT); Simão Cirineu (Seplan); Octávio Soares (Semad); Carolina Mitri (Semus);  Maurício Itapary (Secult e Subprefeitura do Centro); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho;  o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; secretário adjunto da Semapa River Sousa; o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (PSD), os vereadores Karla Sarney (PSD) e Domingos Paz (DC); os suplentes de vereadores Barbosa Lages e Armando Costa; além de lideranças e moradores. A Banda da Guarda Municipal deu o tom do evento.