Semed realizará Encontro Formativo de Gestores Escolares nesta terça-feira (16)

13/02/2021 18h00 - Atualizada em 16/02/2021 13h56

A formação continuada dos profissionais da educação é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed). Nesta terça-feira (16), das 8h30 às 11h30, a Semed realizará o I Encontro Formativo de Gestores Escolares. A live será transmitida no canal Semed São Luís, no Youtube. O objetivo do encontro é dar início ao calendário de formações voltadas especialmente para os gestores escolares, que são os responsáveis pela administração da escola e pelo seu pleno funcionamento, e tratar de temas relevantes para atuação desses profissionais.

De acordo com o secretário adjunto de Ensino, Ednan Baldez, as formações continuadas são fundamentais para garantir a qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino. “Acreditamos que é necessário investir na formação dos gestores, pois a formação continuada é uma forma de assegurar a atuação dos profissionais, para que eles estejam cada vez mais preparados e capacitados para lidar com todas as questões que envolvem a gestão de uma unidade. Isso garante uma educação de mais qualidade para os nossos alunos”, afirmou.

O encontro terá como tema “Formação de gestores escolares: da teoria às práxis” e será coordenado pelo Centro de Tecnologia, Inovação, Formação e Acolhimento da Semed. Entre os assuntos a serem abordados, estão a apresentação da Proposta de Formação de Gestores, com disponibilização do Calendário de Formação; reconhecimento do papel dos gestores na jornada pedagógica; apresentação da proposta curricular Bianual da Rede Municipal de ensino e da proposta de avaliação; e informações sobre a pesquisa que será realizada sobre o perfil do gestor da Rede e sobre o processo de avaliação do desempenho que ocorrerá a partir de 2021.

“O objetivo da pesquisa é traçar um perfil sobre conhecimentos de tecnologias educacionais do gestor. Esses dados serão utilizados de forma a garantir que os gestores escolares recebam formações continuadas nos aspectos que mais sentem dificuldades, garantindo dessa forma que eles possam oferecer uma administração escolar ainda melhor nesse período de aulas remotas. ”, explicou André Bastos, coordenador adjunto do Centro de Tecnologia, Inovação, Formação e Acolhimento da Semed.

O I Encontro Formativo de Gestores Escolares é voltado para todos os gestores da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Para mais informações basta enviar e-mail para formacao.gestores@edu.saoluis.ma.gov.br.

O quê: I Encontro Formativo de Gestores Escolares.

Quando: Terça-feira, dia 16 de fevereiro, das 8h30 às 11h30.

Onde: Canal Semed São Luís, no Youtube (https://youtu.be/qvMeXl51oY4).