Secretaria Municipal de Educação

SEMED promoverá reunião on-line nesta sexta-feira (29) para orientar sobre calendário letivo

28/01/2021 17h33 - Atualizada em 29/01/2021 20h06

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará uma reunião on-line para orientar toda a comunidade escolar sobre a transição do ano letivo de 2020 para o ano letivo de 2021. A live será transmitida nesta sexta-feira (29), às 15h, no canal da Semed no Youtube.

Entre os temas que serão abordados estão o encerramento do ano letivo 2020, avaliação dos estudantes, registros no Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame), calendário escolar e matrícula 2021.

De acordo com o secretário adjunto de ensino da Semed, Ednan Baldez, a live dará o start para que as escolas comecem a se organizar para este novo momento. “A Semed está passando por uma grande reformulação no sentido de organizar a rede municipal de ensino e garantir que todos os alunos tenham acesso às aulas nesse momento que ainda requer o distanciamento social. Temos muito a realizar e contamos com a parceria dos gestores e professores, que são fundamentais para que o nosso planejamento seja colocado em prática”, afirmou Ednan Baldez.

Uma das notícias mais aguardadas é sobre o encerramento do ano letivo de 2020. Já está confirmada a proposta de realizar o encerramento na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro. O plano foi aprovado pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública de Ensino (Sindeducação), pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e pela Promotoria de Justiça da Educação (Ministério Público).

O secretário adjunto, Ednan Baldez, informou que as aulas continuarão com o ensino remoto no primeiro semestre por meio da plataforma Google Classroom. Além disso, o calendário escolar e o currículo serão unificados para todas as escolas.

“O calendário e o currículo escolar será unificado para todas as escolas da rede municipal de ensino. Teremos o suporte da plataforma Google Classroom, contudo, as atividades ainda serão entregues para os alunos na escola, pois a nossa grande preocupação é garantir que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos. Além disso, todos os professores receberão um notebook e os estudantes receberão inicialmente um chip de internet 4G para auxiliar nas aulas remotas”, explicou ele.

Capacitações

Após o encerramento do ano letivo 2020, os professores terão um período de férias e as aulas do novo ano letivo devem ser iniciadas no dia 1º de março de 2021. Os professores participarão de formações e terão todo suporte da Semed, por meio do Centro de Tecnologia, Inovação, Formação Continuada e Acolhimento, para se prepararem, inclusive, emocionalmente.

“O ano de 2020 foi um ano difícil, de muitas perdas que tiveram repercussão na saúde mental do professor. Por isso, a Semed terá um Núcleo de Acolhimento que vai trabalhar com as questões psicológicas e emocionais, com atendimento terapêutico individual e coletivo para a recuperação emocional do professor”, informou Ednan Baldez.

Outras informações serão transmitidas na live. A reunião é aberta ao público com foco voltado para os gestores escolares, professores, coordenadores, apoios pedagógicos e demais técnicos da Semed.