Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega Novo Centro de Saúde de Pedrinhas I totalmente reestruturado

06/06/2024 16h37 - Atualizada em 11/06/2024 19h49

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (6), o novo Centro de Saúde de Pedrinhas I, após três meses de reestruturação completa da unidade. A inauguração, em tempo recorde, demonstra o compromisso da administração municipal com melhorias no atendimento à população.

• Acesse e se inscreva no Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

A execução da obra e a instalação de todos os novos equipamentos foram realizadas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Não estamos entregando apenas uma reforma, estamos entregando, e com celeridade nas obras, um novo centro de saúde que vai transformar o atendimento em Pedrinhas. Aqui tudo é novo, todos os equipamentos e toda infraestrutura, tudo feito com recursos do Município”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A rede municipal de saúde de São Luís está passando por uma ampla revitalização e crescimento, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e profissionais. A entrega do Centro de Saúde de Pedrinhas é apenas uma das mais de 40 unidades reestruturadas que a gestão municipal já inaugurou, melhorando significativamente o atendimento à população e garantindo que todos os ludovicenses tenham acesso a serviços de saúde eficientes e humanizados.

“É uma alegria entregar mais um sonho realizado. Esta unidade, que desde 2004 não passava por reformas, agora preserva apenas o endereço antigo, já que estamos entregando uma unidade completamente reestruturada, equipada e adequada, que oferecerá um atendimento digno para a população”, afirmou a secretária da Semus, Carolina Mitri.

Segundo o secretário da Semosp, David Col Debella, “a Zona Rural de São Luís foi vista pelo prefeito Eduardo Braide desde seu primeiro dia de mandato e, desde então, realizamos várias obras, incluindo a Clínica da Família, a entrega de escolas, unidades de saúde, asfaltamento e drenagem e muito mais. O novo Centro de Saúde de Pedrinhas é mais um testemunho do vasto trabalho que temos realizado e que vamos continuar realizando”.

Também estiveram presentes na entrega, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; o deputado estadual licenciado, Fernando Braide (PSD); os vereadores Francisco Chaguinhas (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal e Rosana da Saúde (Republicanos); coordenadora do Distrito da Vila Esperança do Tirirical, enfermeira Fátima Sales; o coordenador da Zona Rural, Irmão Dijé; o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; além de servidores e população.

Especialidades

O Centro de Saúde Pedrinhas I presta assistência a quase quatro mil pessoas cadastradas e realiza mais de seis mil atendimentos anualmente. Com a conclusão das obras de requalificação, além de receber uma nova estrutura e novos equipamentos, os moradores da região e áreas circunvizinhas terão acesso a uma ampla gama de novos serviços. Com isso, espera-se uma melhora nos índices de saúde da população local e uma redução na demanda por atendimentos de urgência e emergência em outras unidades de saúde da cidade.

Esses serviços abrangem a coleta de amostras para exames laboratoriais, consultas com enfermeiros e clínicos gerais, serviços odontológicos, imunizações, acompanhamento pré-natal, distribuição de medicamentos da farmácia básica, cuidados e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como o tratamento de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial. Além disso, o centro oferecerá serviços de nebulização, puericultura e tratamento de tuberculose e hanseníase.

Agradecimentos

A comunidade local, presente na cerimônia, expressou gratidão com a entrega do novo centro de saúde. Dona Maria de Lourdes Borges acompanhava a inauguração com o neto, João Joaquim, no colo. Ela foi tanto para ver a entrega do novo posto quanto para inaugurar seus serviços, atualizando a caderneta de vacinação do neto. Para ela, o novo Centro de Saúde “é um presente que a população tanto aguardou. Agora, temos um posto novo, com serviços que toda minha família utiliza. É um motivo de muita alegria e gratidão”, declarou a dona de casa.

Para Gian Brito, motorista e morador do bairro Vila Progresso, na região de Pedrinhas, “é um alívio ter um novo centro de saúde perto de casa. Eu tratei do pulmão aqui nessa unidade e eu sou muito grato a uma das médicas que me ajudou muito aqui, e é uma alegria grande receber o novo posto porque todos os hospitais são distantes, então é um grande presente que nossa região está recebendo”, contou o morador.

José Hortêncio Vieira, de 71 anos, é uma figura importante na história do Centro de Saúde de Pedrinhas, onde trabalha como vigia há mais de duas décadas. Ele afirmou que “ao longo desses anos, nenhum gestor fez mais do que simples pinturas para a unidade. É uma alegria imensa receber ele todo novo. E agora, todos nós vamos cuidar bem para que o atendimento seja feito com qualidade para a população”, disse.