Secretaria Municipal de Saúde

Ouvidoria Municipal de Saúde de São Luís

Este serviço foi implantado em 20 de dezembro de 2006.

É um canal de articulação com cidadão que exerce seu papel no controle social e na gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, afirmando seu papel de dispositivo da PNH – política Nacional de Humanização do SUS.

Nas Ouvidorias do SUS, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações o denuncias. Diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, as ouvidorias orientam, encaminham, acompanham as demandas e respondem ao cidadão sobre as providências adotadas.

O serviço de Ouvidoria é desenvolvido por meio do sistema informativo OuvidorSUS nível I, criado pelo DATASUS/MS e disponibilizado via internet a esta Ouvidoria pelo DOGES – Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.

O acesso a Ouvidoria Municipal de Saúde de São Luís, pode ser pelo:

•  Atendimento presencial: Av. Carlos Cunha, Casa do Trabalhador, 2º andar, sala 08 – Calhau)

•  Atendimento via WhatsApp no número 98 991039040 para mensagens de texto (Nossa plataforma não permite áudios, ligações via WhatsApp ou ligações diretas)

•  Email (ouvidoria.saude.saoluis@gmail.com)

•  Portal Web (https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar)

•  Sistema E-OUV (Controladoria Municipal de São Luís (clique aqui

•  Sistema E-SIC (Controladoria Municipal de São Luís) (clique aqui)

•  Núcleos de Ouvidoria: Socorrão I, Socorrão II, Hospital da Mulher e Hospital da Criança.

O caminho da sua Manifestação

Ao registrar sua manifestação, o usuário receberá um número de protocolo e poderá utilizá-lo sempre que quiser acompanhar sua demanda, entrando em contato no número 98 9 9103-9040 (para mensagens de texto via WhatsApp). Quando registrar pela internet, cadastrará seu e-mail e, desta forma, todas as informações sobre sua demanda serão informadas através do mesmo.

Fluxo de trabalho

Envolve o caminho percorrido pela manifestação do cidadão internamente e externamente à Ouvidoria. Refere-se ao recebimento, análise, encaminhamento, acompanhamento, resposta e fechamento.
Após a análise a demanda com dados suficientes deverá ser encaminhada ao órgão responsável pela sua resolução.

Objetivo

A Ouvidoria tem como atribuição sistematizar as demandas que recebe de forma a possibilitar a elaboração de indiciadores abrangentes que podem servir de suporte estratégico à tomada de decisões no campo da gestão da saúde.

Prazos

O prazo máximo para conclusão das demandas no sistema será estabelecido pelo teor das manifestações, que por sua vez determinará as prioridades. De acordo com a portaria Nº8, de 25 de maio de 2007.