Perguntas Frequentes
1 - Como realizar consulta médica na rede municipal de saúde?
O cidadão deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência e agendar uma consulta na Rede de Atenção Primária.
2- Como posso marcar exames?
Em algumas unidades de saúde, é possível fazer marcação de exames, e posteriormente, o usuário deve-se se dirigir ao local onde foi marcado para fazer o agendamento.
Em alguns casos a unidade de saúde pode direcionar o cidadão para a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados, que fica localizada na Av. dos Franceses, Alemanha.
3 - Que atendimentos posso encontrar na unidade básica de saúde da rede municipal?
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, aplicação de injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, consulta odontológica, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
4 - Onde posso me vacinar? Quais vacinas estão disponíveis?
Em todas as unidades básicas de saúde é possível encontrar as vacinas do Programa Nacional de Imunização, e o cidadão só precisa apresentar um documento de identificação e o cartão/caderneta de vacina.
5 - Qual o horário de funcionamento das unidades de saúde?
O atendimento nas unidades básicas de saúde da rede municipal é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
6 - Como tirar o cartão SUS? Quais os documentos necessários?
O cartão SUS pode ser solicitado em qualquer unidade de atendimento do SUS, onde será feito um cadastro e o cartão do paciente. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência.
7 - Como fazer um elogio, reclamação ou sugestão?
A Ouvidoria é o canal para o cidadão registrar o seu elogio, sugestão e reclamação, podendo apresentar arquivos relevantes à sua solicitação.