Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís inicia oferta de insumos para pacientes com laringe eletrônica

19/11/2022 12h00 - Atualizada em 26/11/2022 00h06

Mais qualidade de vida e inclusão social. É com isso que 17 pacientes que fazem uso de laringes eletrônicas podem contar a partir de agora com a primeira entrega de filtros e adesivos do Maranhão, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na última semana, no Palácio La Ravardiere, sede do Executivo Municipal.

“Este é um momento histórico para a gestão do Prefeito Eduardo Braide. Há pouco mais de um mês entregamos as laringes eletrônicas e hoje estamos realizando, pela primeira vez em São Luís, a entrega destes insumos tão importantes para as pessoas com laringectomia total. Isso demonstra a sensibilidade e o compromisso desta gestão em oferecer uma saúde mais digna à população”, afirma o secretário municipal da Saúde, Joel Nunes, que reforça que as ações desenvolvidas se dão em prol da garantia de mais acessibilidade aos pacientes laringectomizados, ao lado do secretário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga.

O aposentado, Antônio Brito, de 63 anos, conta um pouco sobre as vantagens do uso dos dispositivos. “Usar o adesivo e o filtro dá, pelo menos pra gente, que é ostomizado, mais qualidade de vida, além da higienização. Dá mais seguridade pra você estar em um ambiente onde há um grande fluxo de pessoas”, disse.

De acordo com o levantamento feito pela Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, em dois anos foram entregues mais de 249.860 dispositivos para pessoas com deficiência. A coordenação atende, atualmente, além de São Luís, mais 67 municípios maranhenses com a oferta dos materiais.

Como parte das ações da Linha de Cuidado para Paciente Laringectomizado, a Semus oferece assistência especializada, dispensação de insumos necessários e encaminhamento destes pacientes a uma rede de apoio para trabalhar os estigmas e sequelas psicossociais da laringectomia, procedimento de retirada da laringe. A expectativa é de que nos próximos três meses sejam dispensados três mil insumos a pessoas nestas condições.

Para ter acesso à Linha de Cuidado para Paciente Laringectomizado é necessária a solicitação por meio da abertura de um protocolo feito na Semus com a apresentação de documento de identidade com foto, cartão SUS, comprovante de residência, laudo médico e descrição do dispositivo.