Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís realiza 1º Concurso Amador de Fotografia Ambiental

23/09/2021 17h56 - Atualizada em 11/11/2021 10h55
Secom

Estão abertas até o próximo domingo (26), as inscrições para o 1º Concurso Amador de Fotografia Ambiental, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, exclusivamente amadores e residentes na capital maranhense, conforme expresso no edital. As inscrições podem ser realizadas através do link: saoluis.ma.gov.br/concursodefotografia

"O concurso faz parte das comemorações pelo aniversário de 409 anos de São Luís. Com ele, queremos despertar em todos os cidadãos ludovicenses o sentimento de pertencimento sobre as nossas belezas naturais, além da consciência quanto à preservação do meio ambiente, da nossa fauna e flora", destacou a titular da Semmam, Karla Lima. 

A primeira edição do Concurso Amador de Fotografia Ambiental, cujo tema é “São Luís: Um olhar sobre o meio", tem como objetivos evidenciar as belezas e riquezas naturais existentes em São Luís, incentivar reflexões sobre a relação entre as pessoas e o ambiente em que vivem, despertar a consciência acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais e valorizar a fotografia enquanto expressão artística e de estímulo da criatividade. 

Serão aceitas apenas fotografias que ilustrem o meio ambiente de São Luís. As fotografias devem se enquadrar na temática proposta e poderão ilustrar, também, atos e comportamentos sobre a relação de integração das pessoas com os espaços naturais fotografados e devem estar relacionadas com, pelo menos, um dos seguintes elementos: solo, água, ar, fauna, flora, e homem em integração com os demais elementos.

As fotos serão avaliadas entre os dias 27 e 30 de setembro, pelos seguintes fotógrafos profissionais: Paula Rodrigues (@com.paularodrigues), Fozzie (@fozzie_slz), Meireles Júnior (@meirelesjr), Gabi Ferraz (@gabiferrazfotografia) e Kayo Sousa (@kayosousa). Os critérios de avaliação considerados serão originalidade, composição, criatividade e coerência com o tema e elementos indicados no edital. 

A premiação será realizada no dia 4 de outubro, em solenidade no Parque do Bom Menino. Serão premiados os vencedores dos quatro primeiros lugares. 1° Lugar: Smartphone Samsung Galaxy A32, 128GB + Máquina de multibebidas da TRES + foto impressa em moldura 50cm X 60cm; - 2° Lugar: Samsung Galaxy A10S, A107 VM + Ring light kit triple e iluminação aro 26 cm led + foto impressa em moldura 50cm X 60cm; - 3º Lugar: Samsung Galaxy A02s, 32GB + foto impressa em moldura 50cm X 60cm; e - 4º Lugar: Smartphone Samsung Galaxy A02s, 32GB. 

As 10 melhores imagens selecionadas pela Comissão Julgadora, incluindo as quatro premiadas, serão expostas no Parque do Bom Menino, para apreciação do público durante 30 dias.

Veja o edital clicando aqui