Prefeitura de São Luís prepara mais uma edição do programa Escola Sustentável
Secom
Com o objetivo de incentivar e fortalecer as ações de educação ambiental nas escolas das redes pública e privada do Município, a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semmam), está preparando a segunda edição do programa Escola Sustentável, que apresenta atividades de implantação de políticas, práticas e ações que visam o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Para alinhar a próxima edição, nesta semana foi realizada na Semed uma reunião entre as secretárias de Educação, Caroline Marques Salgado e de Meio Ambiente, Karla Lima e suas respectivas equipes técnicas.
O programa e o selo Escola Sustentável estão previstos na Lei N°6.945/2021, sancionada pelo prefeito Eduardo Braide. Trata-se de uma iniciativa que contempla as vivências ambientais na cidade de São Luís, por meio da educação, para conscientizar sobre a importância da qualidade de vida da sociedade, de forma saudável.
Na primeira edição do programa, foram inscritas 20 escolas e certificadas 10, entre públicas e privadas. As escolas certificadas seguem avaliadas para a garantia do Selo Sustentável diante do acompanhamento dos projetos e do compromisso estabelecido com as boas práticas de educação ambiental.
Para a segunda edição, foram inscritas 30 escolas, com previsão de certificação para junho deste ano, durante a semana do meio ambiente. Estas escolas passam por avaliações e visitas da comissão, composta por técnicos do programa, e seguem com a construção dos projetos que serão apresentados e concluídos em 2024.
São definidas aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações.