Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís capacita servidores da gestão ambiental municipal

22/09/2021 13h24 - Atualizada em 24/09/2021 12h52
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), iniciou, nesta quarta-feira (22), no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), um curso de capacitação em licenciamento e fiscalização ambiental. O curso tem como público-alvo os servidores da secretaria e, por objetivo, o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.

"Promover momentos para aperfeiçoar os nossos servidores com objetivo de prestar serviços de qualidade à população é um compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide. Com essa capacitação, os nossos servidores vão estar ainda mais inteirados sobre as novidades em legislação, licenciamento e fiscalização ambiental, o que é muito importante para que a nossa secretaria possa desempenhar com qualidade a missão que lhe compete", destacou a titular da Semmam, Karla Lima.

O curso de capacitação e atualização sobre as questões ambientais propostas está dividido em duas etapas. Nesta primeira, os servidores terão à disposição todo o conteúdo sobre as mudanças transcorridas em relação à legislação e licenciamento ambiental, com a apresentação de casos recentes, de forma didática e, inclusive, com momentos de prática, a fim de que todo o conhecimento ministrado seja aproveitado na rotina de trabalho.

"As mudanças ambientais acontecem com uma velocidade muito grande em todo o mundo, por isso é muito importante promover conhecimento para aqueles que lidam diretamente com a temática todos os dias. A ideia da capacitação, da atualização, é olhar para o que está acontecendo no Brasil, no contexto ambiental, ou seja, as atualizações legislativas, políticas, e, de alguma forma, alinhar para que isso possa ser aplicado no Maranhão, em São Luís", disse uma das palestrantes, a advogada e especialista em direito ambiental, Lorena Saboya.

Já o segundo momento da capacitação, que será realizado no próximo dia 8 de outubro, vai discutir as atualização em fiscalização ambiental e a importância do ofício para o desenvolvimento sustentável de São Luís. O treinamento nessa área é importante para que os servidores da Semmam atualizá-los sobre como continuar combatendo as formas de poluição, resguardando a flora, fauna e preservando o meio ambiente.

"Todo servidor deve se aprimorar em conhecimento. Então, o curso busca o aperfeiçoamento do servidor em relação à atualização vigente, tanto na área de licenciamento quanto de fiscalização ambiental, tudo sob a ótica do crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade de São Luís", pontuou a bióloga e especialista em gestão de negócios socioambientais, Naiara Valle, também palestrante da capacitação promovida pela Semmam.

Ao final do curso, a Semmam, junto do Instituto Ecos de Gaia, o facilitador da promoção do conhecimento proposto durante o curso, tem por objetivo gerar produtos para a secretaria, com o objetivo de atender às lacunas que os servidores sentem no dia a dia, por exemplo, proposta de resolução, de portaria, para que o trabalho possa ser facilitado e eles possam se dedicar mais às questões técnicas do que a questões meramente processuais.