Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís promove ação e conscientiza sobre importância do controle da pressão arterial

26/04/2021 20h30 - Atualizada em 29/04/2021 13h31
Secom

Como mais uma ação do projeto Mexa-se, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está disponibilizando, até sexta-feira (30), das 8h às 17h, profissionais para verificação da pressão arterial no Parque do Bom Menino, na capital. A ação marca o Dia Nacional de Prevenção e Controle à Hipertensão Arterial – 26 de abril. O serviço também é ofertado regularmente nas 54 unidades básicas de saúde de São Luís. 

Com a ação, a Semus chama a atenção para a doença que acomete, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, a 12,6% da população. Por causa disso, é fundamental ter o hábito de aferir de forma constante a pressão arterial. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, é preciso estar atento a quaisquer sinais de alteração no ritmo da pressão arterial. “Por ser silenciosa, muitos não sabem que possuem esta condição. Por esta razão, devemos criar o hábito de aferir a pressão e consultar um cardiologista regularmente. A hipertensão arterial, se não tratada, pode causar infarto e acidente vascular cerebral”, disse o gestor. 

A iniciativa é uma parceria entre a Semus, Secretaria do Meio Ambiente (Semma), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel). Além da iniciativa, a Semus prepara uma programação com lives e outras atividades. 

Em tempos de pandemia, cuidar da pressão evita complicações da Covid-19, sendo essencial aumentar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo. De acordo com especialistas, controlar a pressão arterial eleva as chances de cura dos pacientes infectados pela doença. “O ritmo circulatório é alterado durante a Covid-19. Logo, quem tem o controle preventivo de verificar a pressão e, em consequência, de evitar o agravamento do quadro hipertensivo, aumenta bastante as chances de recuperação caso seja infectado pelo coronavírus”, afirmou o titular da Semus. 

Mesmo nos casos de recuperação, é imprescindível a realização de exames e checagem da pressão arterial para os pacientes pós-Covid. Em São Luís, no dia 19 deste mês, a Prefeitura entregou o Centro de Referência pós-Covid que funciona na Unidade Mista do Bequimão. A unidade, que faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias, possui equipe multidisciplinar que detecta e trata os sintomas mais persistentes e ligados ao quadro hipertensivo.

Prevenção 

Conforme preconizado pelos órgãos de controle de saúde e referendado pelo Ministério da Saúde (MS), é aconselhável que a população em geral siga as medidas de prevenção para evitar o surgimento e o aparecimento de sintomas ligados à hipertensão. 

Dentre as medidas, estão a manutenção do peso adequado, incorporando hábitos alimentares mais saudáveis (com maior ingestão na dieta de frutas e verduras). Além disso, é fundamental evitar a ingestão excessiva de sal nos alimentos (reduzir e seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde de 15 gramas de sal por dia), praticar atividade física regular, abandonar hábito do fumo, moderar o consumo do álcool, evitar alimentos gordurosos, e outras ações preventivas.