Secretaria Municipal de Educação

Semed capacita profissionais de educação sobre uso do Classroom no ensino remoto em São Luís

03/03/2021 18h58 - Atualizada em 05/03/2021 18h01
Secom

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará, nesta quinta-feira (4), duas formações sobre gerenciamento da plataforma virtual Google Classroom, por meio de live no canal Semed São Luís, no Youtube. Pela ferramenta, professores e estudantes podem se comunicar, disponibilizar e ter acesso à vídeo aulas, tirar dúvidas, fazer avaliação, tudo a distância e de forma mais organizada. 

Das 14h às 15h30 será realizada a formação com o tema ‘Gerenciamento do Google Classroom’, voltada para as equipes das áreas de avaliação, acompanhamento pedagógico, diretoras de núcleo e formadores de coordenadores. Em seguida, das 16h às 18h, será a formação com o tema ‘Utilização do Google Classroom para o Ensino Remoto’, para todos os servidores da rede municipal de educação. 

Para a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda, a ferramenta Google Classroom possibilita o trabalho colaborativo e promove uma comunicação integrada entre professores e estudantes. 

“O cenário on-line é o novo ambiente vivido em toda a classe escolar de São Luís e do mundo. O Classroom é a ponte de ensino entre professor e aluno, ferramenta fundamental de auxílio que centraliza todo o trabalho do professor, que posteriormente pode migrar para outras possibilidades no ensino”, disse Esmênia Miranda. 

André Bastos, coordenador do Centro de Tecnologia, Inovação, Formação Continuada e Acolhimento da Semed, explica que o Google Classroom é uma ferramenta multiplicadora de informação gratuita e que vai mediar o ensino de toda a rede do município.

“A formação tem por finalidade dar todo o suporte para que os diretores, coordenadores e professores cadastrados na plataforma se apropriem do Google Classroom e suas possibilidades de ensino-aprendizagem. Estaremos atentos às dificuldades no momento, além disso, existe uma equipe técnica sendo preparada para auxiliá-los no decorrer do processo”, afirmou