Semed vistoria Unidades de Educação Básica na Zona Rural de São Luís

26/02/2021 18h40 - Atualizada em 03/03/2021 13h06

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está vistoriando as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) localizadas na Zona Rural de São Luís. Na última semana, as visitas técnicas ocorreram nas escolas José Gonçalves Amaral Raposo (Pedrinhas) e Major José Augusto Mochel (Maracanã).

“Essas visitas às escolas da Zona Rural de São Luís mostram que, de fato, esta gestão tem um olhar humano para nossas crianças. Desejo uma educação melhor para meu filho”, disse Maria da Paz Reis, mãe de Teylon Sandro Reis, de 9 anos, estudante da 3º série na U.E.B. José Gonçalves Amaral Raposo.

De acordo com a secretária de Educação, Esmênia Miranda, as visitas têm por objetivo fazer o levantamento das necessidades das escolas. “As escolas que são mais distantes, necessitam de atenção redobrada. Estamos buscando, com urgência, melhorias para suas estruturas físicas, para atender, com eficácia, toda a comunidade escolar”, disse.

Pedro Leandro, chefe da Assessoria Técnica de Engenharia e Arquitetura da Semed, conta que, conhecendo in loco toda estrutura física das unidades escolares do município, é possível montar diretrizes dos planos de ações que serão inseridos em 2021.

“Inicialmente, com os levantamentos técnicos e orçamentários, podemos priorizar as demandas de cada escola. O desafio é grande, mas a nossa intenção é que em 2021 possamos ter um amplo acesso de melhorias em todas as unidades escolares de São Luís, além de acessibilidade e combate ao incêndio”, frisou.

Pedrinhas

A U.E.B. José Gonçalves Amaral Raposo, localizada em Pedrinhas, tem aproximadamente 1.500 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atende a nove comunidades da região.

“Hoje a escola necessita de uma grande reforma nos banheiros, na cozinha, nas salas, na quadra, mudança de toda a parte elétrica, calhas, para receber nossos alunos com uma estrutura de qualidade para um melhor aprendizado dos estudantes. As escolas da zona rural são muito deficitárias em vários aspectos. Estamos felizes e com sentimento de esperança por nossas crianças”, disse a gestora Elcione Nóbrega.

Maracanã

A U.E.B. Major José Augusto Mochel, localizada no Maracanã, tem mais de mil alunos matriculados. A gestora Ângela Maria de Araújo Dutra acredita que este é um momento muito importante para a comunidade escolar.

“Hoje é um momento ímpar na nossa história. A presença da equipe da Semed nos traz a garantia de que algo será feito em nossa escola. As escolas da Zona Rural necessitam desse olhar cuidadoso e acolhedor, em sua estrutura física e pedagógica”, disse a gestora Ângela Maria.

Censo Escolar 2020

Segundo dados apurados pelo Censo Escolar 2020 foram registrados 21.975 alunos da Zona Rural de São Luís para a Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O Censo Escolar revelou também a existência de 63 escolas da educação básica somente na Zona Rural do município.

Essas informações coletadas servem de base para as políticas de educação básica, tanto em relação à repartição dos recursos públicos entre municípios e estados, quanto em relação à implementação de programas pelo Governo Federal.

O Censo Escolar da Educação Básica é um levantamento de dados estatísticos educacionais brasileiros realizado todos os anos. Coordenado pelo Inep/MEC, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.