Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Para onde vai o material entregue nos Ecopontos?

Os resíduos recicláveis recebidos nos Ecopontos são destinados para as cooperativas de catadores, que fazem a separação final e destinação adequada.

Os resíduos eletrônicos são encaminhados para entidades que fazem o processamento adequado deste tipo de material. 

Os resíduos da construção civil são utilizados no processo de recuperação ambiental do Aterro da Ribeira, desativado em 2015 e que desde então passa por um rigoroso processo de monitoramento e recuperação ambiental. Esse processo faz parte das ações de recuperação ambiental e está previsto no PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas), aprovado pela SEMA, (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais). Futuramente estes resíduos serão processados na Usina de Beneficiamento em construção na Central Ambiental Ribeira.

Já os resíduos volumosos (estofados como colchões e sofás; eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar; móveis como mesas, estantes e semelhantes) quando são passíveis de reciclagem são encaminhados para as entidades do setor. Caso não sejam passíveis de reciclagem recebem a destinação final prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Os restos de madeira são destinados para a vila de moradores do Cinturão Verde; os pneus são destinados à iniciativa Reciclanip - entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma); o óleo de cozinha é encaminhado para a reciclagem.

Os restos de poda e capina passarão a ser encaminhados para o Pátio de Compostagem em construção na Central Ambiental Ribeira.