Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Ecopontos

Como funcionam os Ecopontos

Os Ecopontos são pontos de entrega voluntária de pequenos volumes, distribuídos por diversos bairros da cidade, para atender à população, estimulando a responsabilidade dos cidadãos com a correta destinação dos resíduos sólidos que produzem em casa ou com pequenas reformas.

O objetivo é garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e volumosos.

Estes resíduos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010 – e Lei Municipal Nº 6.321/2018.

O que são resíduos recicláveis?
Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

O que são resíduos volumosos?
Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. São compostos principalmente por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina etc.

Horário de funcionamento e serviços

Os Ecopontos de São Luís funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h e recebem os seguintes tipos de resíduos por pessoa:

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades*
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³* (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³* (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 6 litros*
PNEUS: até 4 unidades*
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³* (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, metais, vidros, etc (até 300 litros* – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes*)

*Limites diários de entrega por pessoa

É importante destacar que existem resíduos que não podem ser entregues no Ecopontos. São eles: lixo doméstico, animais mortos, resíduos hospitalares e resíduos contaminantes como pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos de tonner, aparelhos celulares etc.

O lixo doméstico é aquele como louça, papel higiênico e fralda descartável, alimentos, como vegetais e frutas, além de palitos de madeira e papéis engordurados. Eles devem ser acondicionados em sacos plásticos bem fechados e colocados na porta do domicílio apenas nos dias e horários de coleta, para serem recolhidos pelos caminhões da coleta.