Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Serviços de Coleta Seletiva e Ecopontos

O Comitê Gestor de Limpeza é o Órgão responsável por executar a política pública de gestão de resíduos sólidos em São Luís. Esta política pública é um conjunto de programas e ações que visão reduzir a geração de resíduos, garantindo que sejam reaproveitados ou reciclados e que seja dada a sua destinação ambientalmente correta.

Entre estes programas disponíveis à população estão os Ecopontos e a Coleta Seletiva Programada.

Como funciona a coleta seletiva programada?

É a coleta seletiva programada realizada pela Prefeitura de São Luís, para receber resíduos domésticos que podem ser reciclados. São eles: papel e papelão limpo, plástico, vidro e metal.

O serviço é exclusivo para os cidadãos, considerados pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura.

Como solicitar o serviço da coleta seletiva?

Solicite a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, 1 saco de lixo grande.

Qual o número para agendamento?

(98) 99188-9990

Informe o local de coleta e as demais informações solicitadas.

Quem pode solicitar?

Os cidadãos, pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores.

Como é realizada a coleta do material?

Durante o atendimento pelo telefone, a sua coleta seletiva será agendada com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda-feira a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da coleta seletiva é devidamente identificado.