Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Guardas municipais da Prefeitura de São Luís recebem capacitação para uso de armas longas

04/08/2021 13h07 - Atualizada em 06/08/2021 21h48
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está capacitando os guardas municipais para uso de arma longa. As aulas teóricas iniciaram nesta quarta-feira (4) e o treinamento prático começa na sexta-feira (6). Os alunos foram divididos em duas turmas.

“O curso é muito importante para que os guardas municipais possam se qualificar não apenas em questões teóricas, como os componentes da arma, como também outros aspectos extremamente relevantes, como limpeza, carregamento e descarregamento”, pontuou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso. 

As aulas teóricas estão sendo ministradas no prédio da Semusc, no bairro Alemanha, e o treinamento prático com arma longa, neste caso a espingarda calibre 12, será realizado em um terreno da refinaria do Consórcio Alumar. 

“A aula teórica consiste na apresentação da arma, do modelo específico que estamos estudando, que é tática 586.2, da CBC. A tendência é que a qualidade cresça e que eles se tornem mais peritos no manuseio da espingarda calibre 12. Finalizando o curso, eles estarão aptos a operar essas armas em serviço externo, em qualquer situação que exija habilidade do guarda municipal com esse tipo de armamento”, explicou o instrutor Osvaldo Teixeira Nunes Filho, do Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Semusc. 

Prática

O encerramento do curso para as duas turmas será realizado em um estande de tiros, onde os operadores farão uso da arma com exercícios práticos. Para o guarda municipal Donnalt Soares Costa, o curso é importante para capacitar para o correto e eficaz manejo de espingarda 12, além de utilizar as técnicas adequadas acerca do armamento. 

“Eu, como profissional há 13 anos nessa instituição, vejo como de suma importância porque nos prepara para estarmos mais qualificados no trabalho preventivo”, enfatizou. 

O diretor do Centro de Ensino e Capacitação da Semusc, Carlos André Collins, disse que, inicialmente, serão duas turmas, compostas por sete alunos, sendo que será aplicado com carga horária e número de tiros segundo o decreto 003, da Polícia Federal. 

“Tudo isso passará por avaliação da nossa parte e também as estabelecidas em lei. Sem dúvida, tanto a legislação referente ao porte institucional de arma de fogo por guardas municipais, a instrução normativa 201, quanto o decreto 003 e o Estatuto do Desarmamento indicam que o guarda municipal, após treinamento específico, pode fazer uso da espingarda 12”, comentou. 

Cabe ressaltar que a segunda turma do curso de espingarda calibre 12 será iniciada na próxima segunda-feira (9). Importante destacar que, além do instrutor N. Filho, os instrutores Natália Oliveira e Jackson Silva também estão ministrando as aulas aos guardas municipais.