Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís reforça segurança com convocação de mais 75 guardas municipais

20/01/2024 12h32 - Atualizada em 25/01/2024 09h09
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), convocou mais 75 guardas municipais que passaram no concurso público realizado na gestão Eduardo Braide para aumentar o efetivo da categoria. Desse total, são 70 combatentes, 3 guarda-vidas e 2 músicos. Eles começarão o Curso de Formação da Guarda Municipal de São Luís no dia 26 de janeiro.  

O edital de convocação nº 01/2024 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com base no concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos da carreira da Guarda Municipal de São Luís do quadro permanente da Semusc. Antes destes, 138 profissionais foram convocados e formados para atuar na Semusc.

“Esses novos integrantes da instituição se juntarão aos que ingressaram recentemente e aos veteranos para aumentarmos a segurança patrimonial e da população ludovicense”, enfatizou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.  

As aulas do Curso de Formação serão ministradas na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, localizada no bairro Alemanha. Os alunos receberão instruções de várias disciplinas, incluindo balística, orientações para o relacionamento com a mídia, uso de tecnologia não letal, procedimentos operacionais, defesa pessoal, direito, meio ambiente e outras.  

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, os instrutores fazem parte do quadro de servidores da categoria e também da Semusc.

“O padrão do curso de formação anterior será mantido, e isso significa que prezamos pela excelência nos trabalhos. Esse foi o nosso diferencial e vamos seguir essa rotina. Esperamos que esses novos profissionais saiam dessa formação com uma bagagem de conhecimentos muito grande, justamente para enfrentar os desafios e superar obstáculos”, destacou.  

A aula inaugural para os novos guardas municipais será realizada no auditório da U.E.B. Luís Viana, no dia 25 de janeiro. As matrículas dos candidatos deverão ocorrer nos dias 22 e 23 de janeiro, sendo que a ficha de matrícula preenchida deverá ser encaminhada para o seguinte e-mail: concursosemusc2022@gmail.com. 

O Curso de Formação terá carga horária e conteúdos curriculares de acordo com a grade curricular da Instrução Normativa nº 01/2023/CEC/Semusc retificada, com carga horária diária a ser definida, e podendo estender-se aos sábados, domingos, feriados e horários noturnos, estruturando-se em aulas teóricas e práticas. 

Durante a realização do Curso de Formação será exigida frequência mínima obrigatória nas aulas teóricas e práticas de 75% no total. O local e os horários das aulas serão fornecidos na aula inaugural, que ocorrerá no dia 25 de janeiro, às 9h. As apostilas e material didático serão disponibilizados via Sala Virtual a ser divulgada pela Semus.  

O novo efetivo, fruto do concurso público realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide em 2022, desempenhará um papel fundamental no reforço das operações de prevenção e repressão de crimes contra bens, serviços e instalações, além de resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo atua.

Curso de Armamento e Tiro

Os guardas municipais que se formaram em 2023 estão recebendo instruções do Curso de Armamento e Tiro (CAT). A primeira turma foi encerrada nessa sexta-feira (19). As aulas práticas foram realizadas no estande de tiros do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS). Os alunos receberam instruções da própria Guarda Municipal de São Luís. 

Os aprovados no CAT já estão habilitados para o porte de arma de fogo. A próxima turma do Curso de Armamento e Tiro começará na segunda-feira (22), com aulas teóricas.