Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Competição entre guarda-vidas encerra semana do aniversário da Guarda Municipal de São Luís

08/07/2021 18h37 - Atualizada em 09/07/2021 11h15
Secom

A semana em comemoração ao aniversário de 32 anos da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), foi encerrada nesta quinta-feira (8) com um evento promovido pelo Corpo de Guarda-Vidas em uma sede recreativa no bairro Olho d’Água. Os servidores realizaram uma competição esportiva em duas modalidades: aquática e terrestre. Ao final do torneio, houve a entrega de troféus e medalhas. 

“A Prefeitura encerrou as celebrações do aniversário da Guarda Municipal de São Luís com chave de ouro, podemos dizer assim, já que todos os eventos foram exitosos. Da abertura, com o Torneio de Tiro, ao término, com a competição dos guarda-vidas, tudo foi muito bonito e bem executado. Quero parabenizar toda a estrutura da Semusc, incluindo a parte administrativa e operacional, pelo sucesso das nossas atividades”, salientou o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.

Os guarda-vidas começaram as atividades por volta das 9h. Os competidores iniciaram a prova no solo, ocasião em que fizeram o revezamento carregando um pneu na primeira estação. Em seguida, realizaram uma simulação de reboque de vítimas de afogamento, utilizando todas as técnicas necessárias para o salvamento aquático. 

“Eles fizeram, depois, uma atividade de chute ao gol, para relaxar um pouco, já que foi um momento de descontração. Por fim, fizeram o transporte de vítimas, quando pudemos perceber a desenvoltura das equipes”, explicou o guarda-vidas Ângelo Costa, um dos organizadores do evento. 

Após o término da modalidade solo, começou a fase na piscina com uma prova que serviu para testar a capacidade cardiorrespiratória dos servidores.  Na ocasião, os competidores treinaram a capacidade de suspender a respiração.

A prova foi importante para melhorar o condicionamento dos guarda-vidas em relação aos resgates em alto mar. “Nós encerramos com um revezamento na piscina, com tiro de 25 metros. Conseguimos lograr êxito em todas as atividades. Fizemos uma competição limpa e bonita em homenagem ao 32º aniversário da Guarda Municipal de São Luís”, completou Ângelo Costa. 

Cinco equipes participaram da competição esportiva, abrangendo 30 participantes. Houve entrega de troféus, mas todos receberam medalhas personalizadas com o brasão da GMSL. 

Para o gestor do Corpo de Guarda-Vidas, subinspetor Antônio Carlos, o evento mostrou que o grupamento está sempre pronto para atuar. “Nós mostramos um pouco das nossas atividades no dia a dia. Na apneia estática e apneia dinâmica, por exemplo, verificamos como os profissionais se esforçam para salvar vidas nas praias que patrulhamos, no caso, da Ponta d’Areia e do Olho d’Água”, comentou. 

O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, que acompanhou todas as etapas da competição, agradeceu aos guarda-vidas e frisou que o grupamento tem uma posição de destaque na área de resgates na capital maranhense.

“Fico muito feliz em ver como esses profissionais são dedicados em suas missões. Dia e noite, faça chuva ou sol, eles estão monitorando a orla, para agir rapidamente quando a situação assim requer. O treinamento e o lazer são reflexos do que de fato esses servidores fazem para propiciar um ambiente seguro para os banhistas”, enfatizou.