Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Agentes da Defesa Civil da Prefeitura de São Luís promovem doação de sangue em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal

08/07/2021 16h54 - Atualizada em 12/07/2021 19h05
Secom

Como parte das comemorações do aniversário de 32 anos da Guarda Municipal de São Luís, órgão ligado a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), agentes da Defesa Civil de São Luís realizaram, na manhã desta quinta-feira (8), a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A iniciativa teve a participação de cerca de 10 servidores municipais e vai ajudar a  ampliar o banco de sangue na capital, principalmente neste momento de pandemia da Covid19, quando há maior procura por bolsas de sangue pelas unidades hospitalares. “Eu sou doador regular e é uma forma de ajudar as pessoas e os bancos de sangue, que estão sempre precisando reforçar os estoques", explicou Alexsandro Nogueira,  superintendente da Defesa Civil. 

Flávia Coelho doou sangue pela primeira vez. Mesmo achando importante, nunca doou porque tinha medo. "Não sabia como era, mas achei bem tranquilo e rápido e acho que vou passar a doar com frequência ", declarou a voluntária. 

A agente Luzia Nunes doou uma vez em 2018 e, apesar do nervosismo, sentiu uma sensação muito boa em saber que está ajudando uma pessoa. "Fico nervosa quando vejo sangue, mas fiquei comovida com a situação do banco de sangue e resolvi doar",  explicou a voluntária. 

A coordenadora técnica Carolina Soares está na quinta doação. "A primeira vez que doei foi para um parente e depois que vi que era fácil, rápido e que esse gesto simples era muito importante para salvar vidas, sempre que posso venho ao Hemomar para doar", disse a Engenheira Civil.

Foi também por conta de um parente que o agente Raimundo Nonato Lima Filho começou a doar sangue, em 1997, e nunca mais parou. "São 25 anos doando sangue, 3 a 4 vezes por ano, e eu me sinto muito bem sabendo que estou ajudando a salvar vidas", declarou o voluntário. 

Para a coordenadora do Setor de Captação de Doadores do Hemomar, a ação da Defesa Civil foi uma grata surpresa e chega em boa hora para o órgão.

"Ações como esta são muito válidas, pois além de aumentar nossos estoques, colocam a doação em evidência, principalmente nesse período de pandemia, mas estamos aqui oferecendo todos os cuidados para os doadores", assegurou a coordenadora, que explica ainda que, em média, são coletadas de 130 a 150 bolsas por dia, quando o recomendado mínimo seria de 250 bolsas.