Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís grava aulas de qualificação voltadas para a Guarda Municipal 

11/06/2021 13h25
Secom

A Prefeitura de São Luís está gravando, na Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), videoaulas para o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). A capacitação é oferecida pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), e nesta primeira etapa do projeto ocorre na modalidade Ensino a Distância (EAD), devido à pandemia da Covid-19. 

“A qualificação permanente dos nossos servidores reflete diretamente nos bons resultados que ocorrem nas ruas, durante os patrulhamentos realizados para proteger a população. A Prefeitura está multiplicando o serviço público para São Luís. Então, cada conhecimento transmitido funciona como uma rede de conteúdos que melhora o atendimento em todos os sentidos, uma vez que aperfeiçoa o relacionamento interpessoal e o dia a dia de trabalho nas ruas. E essa colaboração com a EGGEM está sendo fundamental para o sucesso do projeto”, frisou Marcos Affonso, secretário da Semusc. 

As videoaulas abordam temas como “Uso Proporcional da Força”, “Gerenciamento de Crise”, “Habilidades Cognitivas Essenciais para o Porte de Arma de fogo” e “Conhecimentos Jurídicos” e são voltadas para os guardas municipais que possuem porte de arma de fogo. 

Já para as aulas presenciais, os módulos serão “Tecnologia não Letal”, “Técnicas de Defesa Pessoal”, “Técnicas de Mobilização e Condução”, “Técnicas de Tipos de Abordagens” e “Atendimento Pré-Hospitalar Tático (Controle de Hemorragias)”. 

Recentemente, o guarda municipal Jackson Silva gravou uma das aulas sobre “Uso Proporcional da Força”. Em seguida, foi a vez do também guarda municipal Osvaldo Teixeira Nunes Filho, instrutor de armamento e tiro, credenciado pela Polícia Federal para ministrar várias disciplinas, dentre as quais “Gerenciamento de Crise” e “Tecnologia não Letal”. 

“É enorme a satisfação em poder externar o que estou sentindo em relação ao processo do EQP, que está previsto nas normas estabelecidas pela PF, para que possamos manter um padrão de qualidade no atendimento e prestação de serviço à sociedade. A Guarda Municipal tem um papel muito importante, pois estamos inseridos como atores operacionais no Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, comentou Osvaldo Teixeira Nunes Filho. 

O diretor do Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Semusc, Carlos André Collins enfatizou que a secretaria propicia aos guardas municipais momentos de desenvolvimento e qualificação, para que o serviço desenvolvido nunca perca a excelência. “O Estágio de Qualificação Profissional é muito importante para a corporação, sendo que esse protocolo está previsto em legislação específica junto à Polícia Federal para os guardas municipais que possuem porte de arma”, pontuou