Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís realiza testes de Covid-19 em servidores da Semusc

13/04/2021 20h13 - Atualizada em 15/04/2021 18h54
Secom

Com o objetivo de fazer o rastreamento dos casos de Covid-19, foram aplicados, nesta terça-feira (13), testes para detecção da doença na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Foram submetidos ao procedimento os guardas municipais, incluindo aqueles que trabalham na Defesa Civil de São Luís, na Banda de Música e no Corpo de Guarda-Vidas, além do pessoal do quadro administrativo da pasta. 

A ação foi realizada por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) responsável pelos testes por punção digital. Toda a infraestrutura para o procedimento foi montada na sede da Semusc, como o mobiliário adequado ao armazenamento dos materiais utilizados para a coleta do material e lixeiras para descarte correto de objetos. 

Os testes servirão para que a secretaria tenha uma noção da dimensão real da proliferação do novo coronavírus em sua estrutura, o que facilitará a tomada de decisões em prol da segurança da sociedade. 

Para Ivonilde Teixeira Serra, que trabalha no setor administrativo da Semusc, a realização da testagem é fundamental para conter a disseminação da Covid-19. “Trata-se de uma forma de termos um controle da doença, pois os assintomáticos também transmitem o vírus. Mas é importante que cada um de nós continue seguindo as medidas restritivas, como o uso do álcool em gel e da máscara”, frisou. 

O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, enalteceu as consequências positivas da realização dos testes para toda a categoria. “Recentemente, nossos guardas municipais, de todos os grupamentos e postos de trabalho, foram vacinados contra a Covid-19. Foi uma grande vitória para todos nós. Esses profissionais estão na linha de frente, de certo modo, pois ficam expostos nas ruas durante as missões e operações. Então, toda ação que favoreça a saúde dos servidores é útil e bem-vinda, ainda mais em contexto de pandemia”, ressaltou. 

“É uma maneira de verificarmos a evolução da doença, o que resulta na adoção de medidas pertinentes. O procedimento é crucial para o rastreamento da infecção. As decisões para a prevenção da doença dependem, também, desses testes. Nós estamos trabalhando firmes para conter a pandemia, incluindo a vacinação dos guardas municipais. Aproveito a oportunidade para agradecer à Semus o suporte na realização dos testes”, salientou o titular da Semusc, Marcos Affonso.