Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Secretaria de Segurança com Cidadania avança com ações importantes nos 100 dias de gestão do prefeito Braide 

12/04/2021 16h00 - Atualizada em 13/04/2021 18h25
Secom

Trabalho, parcerias e inovação. Esses três fatores marcaram os 100 dias da gestão do prefeito Eduardo Braide, especificamente, na Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Foi assinado, por exemplo, um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a aquisição de viaturas e armamentos.

Além disso, foi iniciada a construção da nova sede dos guarda-vidas na praia do Olho d’Água. Os pouco mais de três meses foram produtivos na Semusc nas várias esferas de atuação. A Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís, por exemplo, está sob a regência de uma mulher, subinspetora Maria Auxiliadora, fato inédito na história do grupamento.

O prestígio da banda, inclusive, aumentou na atual gestão, sendo que os músicos se apresentaram ao vivo, para todo o Nordeste, durante a programação de uma emissora local na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. 

Por conta do aumento de casos do novo coronavírus, os seus integrantes foram deslocados para auxiliar na distribuição de alimentos a famílias de alunos da rede pública municipal em um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). No âmbito da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), as viaturas, motocicletas e vans passaram por revisão mecânica. Os veículos foram entregues com peças trocadas para facilitar a realização das operações nas ruas. 

Guarda Municipal em intensa atividade

Sob o comando de Reginaldo Sampaio, a Guarda Municipal de São Luís (GMSL) explorou outros territórios, o que deixou a tropa motivada. De lá para cá, os guardas municipais executaram várias missões, incluindo a condução de um homem por injúria racial no interior de uma agência bancária na região central da cidade.

A corporação, por meio do Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT), está ocupando o Terminal de Integração da Praia Grande, onde efetua rondas diariamente e se posiciona em pontos fixos para coibir a ação de bandidos. Naquele terminal, um assaltante foi capturado pelas guarnições após tentar escapar pelos fundos com o celular da vítima. O aparelho foi recuperado. 

Outra conquista na Semusc foi a entrega do posto fixo da Guarda Municipal de São Luís na Praça das Mercês, sob a responsabilidade do GAT. Além disso, a corporação voltou a patrulhar o Parque Municipal da Quinta do Diamante, o que é executado pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA).

Os guardas municipais exercem papel fundamental nas fiscalizações das medidas restritivas contra a pandemia, em dias consecutivos, dia e noite, juntamente com a Blitz Urbana e Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. As guarnições fizeram abordagens e ainda garantiram a proteção de toda a equipe envolvida nas missões. 

Mas os serviços não terminam por aí. A GMSL está participando diretamente da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís. Diariamente, esses profissionais fazem a escolta da equipe que transporta as doses da esperança e ainda estão posicionados nos locais de drive-thru.

Quando o prefeito Eduardo Braide esteve na Ilha de Jacamim, na região do Coqueiro, os guardas municipais o acompanharam até o fim da imunização dos idosos naquele lugar, em uma ação da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ademais, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a Guarda Municipal realizou operações de combate ao descarte de lixo doméstico em vários pontos da capital. 

Missões importantes no mar

A mesma vontade está sendo observada no Corpo de Guarda-Vidas, que faz o patrulhamento nas praias do Olho d’Água e Ponta d’Areia e está sob o comando do gestor Antônio Carlos. Nesses 100 dias, o grupamento prendeu um homem que estava fazendo gestos obscenos na orla marítima. A ocorrência foi registrada no Plantão de Polícia Civil das Cajazeiras. Os guarda-vidas fizeram vários resgates, como o de dois esportistas, que estavam encontrando dificuldades no mar em duas pranchas e um caiaque, no Espigão Costeiro. No Olho d’Água, esses profissionais efetuaram os primeiros-socorros em um homem que sofreu um acidente de trânsito quando pilotava uma motocicleta. 

Eles também participaram da retirada de três pessoas que estavam se afogando na praia do Calhau. E, ainda, de uma criança de 9 anos na Ponta d’Areia. E, finalmente, começaram as obras de reforma do posto dos guarda-vidas na Praia do Olho d’Água, o que facilitará o trabalho desses profissionais no local. A previsão de entrega é de 180 dias. Apesar da construção do prédio, o patrulhamento não foi interrompido. Outro ponto que merece destaque é o uso, pela primeira vez, do bote da corporação, que foi lançado no mar para promover a segurança dos usuários das praias.

Assistência às famílias em áreas de risco

A Semusc também trabalhou bastante, nesses 100 dias, na assistência às famílias em áreas de risco e de alagamentos. A Defesa Civil de São Luís, com seu novo superintendente, Alexssandro Nogueira, deu uma nova cara ao órgão.

Em tempo recorde, foram mapeados esses locais que contêm córregos e encostas, antes do início do período chuvoso. A equipe evitou desastres, por meio do aumento da cobertura de proteção e outras medidas. No Residencial Primavera, Vila Embratel (área Itaqui-Bacanga), os agentes agiram rapidamente para que os moradores não fossem afetados pelas fortes chuvas. 

Naquele local, acionaram a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que em parceria com a empresa Vale, estão trabalhando na área. A Defesa Civil, inclusive, entregou cestas básicas às famílias mais necessitadas do Residencial Primavera, sendo que os alimentos foram doados pela mineradora. Os agentes também retiraram moradores de áreas de risco, como aconteceu no Planalto Turu II, onde um prédio abandonado estava prestes a desmoronar. No Sacavém, a Semusc participou de uma operação com outras secretarias para beneficiar pessoas que ali residem nas proximidades de encostas. 

A Semusc fechou, ainda, uma parceria com o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), para trabalharem juntos em áreas de risco e pontos de alagamentos. Essa missão conjunta já está a todo vapor, sendo que Semosp também participa das ações. Outro detalhe importante foi a inclusão de uma estudante universitária do mestrado em Geografia para atuar na prevenção aos desastres naturais em São Luís. Ela e os agentes visitaram várias comunidades, como o Barreto, Vila Ivar Saldanha, Salina do Sacavém e Anil. 

Parcerias relevantes

Desde janeiro, várias parcerias foram realizadas pela Semusc para o fortalecimento de sua estrutura nos vários âmbitos, dentre as quais um campo de estágio na área de Psicologia Organizacional na Guarda Municipal de São Luís da Universidade Ceuma, embora tenha sido suspenso por conta da pandemia.

Outra reunião aconteceu com Diego Rodrigues, secretário da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), para aperfeiçoamento do sistema de videomonitoramento utilizado pela GMSL para a prevenção e combate à criminalidade. Outra ocorreu com o presidente da Equatorial Energia Maranhão, Augusto Dantas, ocasião em que discorreram sobre segurança pública e uma parceria nas esferas pública e privada em prol da sociedade ludovicense. 

Também foi estabelecido um diálogo permanente com os sindicatos dos guardas municipais de São Luís e do Maranhão, para amadurecimento de propostas em prol da categoria e da secretaria. Nesse meio tempo, os profissionais receberam instruções no curso de aperfeiçoamento referente à Central de Videomonitoramento da GMSL, para aprimorar a capacidade de manuseio das câmeras, a fim de ampliar o escopo das observações e captura de imagens.

Houve diálogos, ainda, com o Ministério Público, no que concerne às recomendações expedidas para controle da pandemia e cumprimento das medidas sanitárias. 

Com o Exército, houve várias mesas de diálogos abertas, o que resultou na sanitização da Semusc pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), a fim de proporcionar um ambiente mais seguro para todas as pessoas que trabalham na secretaria e para o público atendido pelo órgão. Com o diretor da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), Marco Moura, Marcos Affonso debateu assuntos referentes à formação continuada dos guardas municipais e demais servidores. Outro projeto estabelece a aquisição de novas viaturas e armamentos para a GMSL, o que será viável por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal. 

Do ponto de vista paisagístico, a parte interna da secretaria está com novo visual, pois estão sendo tomados cuidados com relação à poda de árvores, limpeza dos pátios e outros detalhes. A entrada da Semusc está sendo reformada. Um novo portão está sendo colocado, e o muro que dá acesso à Avenida dos Franceses está sendo pintado. Tudo isso em apenas 100 dias. O trabalho em equipe faz toda a diferença. E outras conquistas serão alcançadas.