Prefeitura de São Luís realiza VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Secom
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), com o apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), promoveu, nesta quarta-feira (27), a VI+2 Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN).
O evento aconteceu no Hotel Veleiros, na Ponta d'Areia, e reuniu representantes do poder público e sociedade civil. Na pauta, debates sobre estratégias de combate à fome e fortalecimento da segurança alimentar no Município.
A conferência acontece em todos os níveis do poder público, com divulgação que envolve governos federal, estadual e as administrações municipais.
O encontro, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos, com comida de verdade, democracia e equidade”, teve como objetivo reforçar a prioridade da soberania alimentar, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Lei nº 11.346/2006.
A proposta foi garantir o direito à alimentação adequada e saudável para todos, promovendo a participação social e a gestão integrada no sistema na política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Representando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda falou das ações encabeçadas pela administração municipal e destacou a importância do evento como instrumento de avanço social.
“A Prefeitura de São Luís tem trabalhado de forma integrada, com ações para garantir a segurança alimentar, com apoio direto à nossa produção agrícola, e esse é um tema que passa por outras questões também. A fome no Brasil está diretamente ligada a questões de empregabilidade e controle da inflação, e a gestão municipal tem feito esforços para que avancemos cada vez nesse tema, com ações concretas. Eventos como esse só mostram que estamos no caminho certo”, pontuou.
“Este evento nos motiva ainda mais para este trabalho conjunto que tem crescido em nossa cidade. A gestão do prefeito Eduardo Braide tem se dedicado a esse tema desde o início e estamos vendo resultados a partir de todos os programas de segurança alimentar que temos promovido. Temos muitos desafios, mas tenho certeza que, com o apoio do governo federal e de todos os envolvidos, nós vamos avançar ainda mais”, disse Dilmar Araújo, secretário municipal de Segurança Alimentar.
O presidente municipal do Consea, Iraelson Ferreira, explicou que “temos buscado junto à Semsa iniciativas como essa que fomentam o debate e as políticas públicas de combate à fome. Nossa missão é essa, continuar nossa atuação para que cada vez mais tenhamos uma segurança alimentar mais eficaz em nossa cidade”.
Também estavam presentes no evento, a secretária da Semapa, Alessandra Pontes; o representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Kurt Oliveira; a representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Jackeline Lima, além de servidores municipais e sociedade civil.