Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Programas

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Promove o acesso a alimentos à população ludovicense em situação de insegurança alimentar e inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial.

Programa do Leite

Cabe à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) a gestão, execução e distribuição do leite nas escolas. O leite é distribuído aos alunos matriculados na rede de ensino municipal, que deve ser assíduo
para receber o pacote de leite em pó por mês.

Banco de Alimentos

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) iniciou, na gestão de 2013, a implantação do Banco de Alimentos. O projeto é voltado para atender entidades sociais, instituições beneficentes, asilos, creches,
unidades de saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade. O Banco de Alimentos é abastecido a partir de arrecadações, fruto de parcerias e convênios, e é coordenado por nutricionistas para controle de qualidade dos alimentos perecíveis e não perecíveis, desde a chegada até a distribuição às instituições.

Cozinha Escola Comunitária

Equipamento público que tem por objetivo fornecer até 200 refeições/dia às pessoas que se encontram em vulnerabilidade alimentar e/ou atendidas pela rede socioassistencial.

Atendimento Nutricional

Tem por objetivo realizar avaliação nutricional às pessoas que procuram por esse tipo de serviço, seja em atendimento eletivo ou em ações pontuais determinadas pela equipe técnica da SEMSA.

Programa do Peixe na Mesa

Viabiliza a arrecadação e distribuição de peixe fresco à população em situação de vulnerabilidade social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS).