Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís mostra talentos de idosos em feira de empreendedorismo no Cras João de Deus

07/12/2021 21h31 - Atualizada em 14/12/2021 09h33

A Praça da Juventude, no bairro João de Deus, foi palco da 1ª Mostra de Empreendedorismo do Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Território 19 – do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do João de Deus, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Tapetes e roupas de crochê, tiaras, guirlandas natalinas, bolos, doces, mingaus, plantas ornamentais, entre outros, fazem parte dos produtos que a população pôde encontrar em exposição e para a venda no local.

“O trabalho desenvolvido pelo grupo de idosos nas oficinas é feito com muito cuidado e dedicação. Por orientação do prefeito Eduardo Braide, nós buscamos uma forma de apresentar essa produção para a comunidade e trabalhar o protagonismo e o empoderamento deste público. O momento para todos eles e também para nós que fazemos a Assistência Social é muito especial”, destacou a coordenadora do Cras João de Deus, Elizabete Silva.

Os produtos e materiais de decoração comercializados foram produzidos ao longo de seis meses, durante as oficinas realizadas nas atividades do grupo, no Cras, com o intuito de incentivar esses idosos a desenvolverem potencialidades e aptidões para novos projetos de vida. Durante a exposição, a Semcas tomou todos os cuidados sanitários contra a Covid-19.

Maria das Dores do Nascimento, 64 anos, é uma das 35 participantes do grupo de idosos que esteve presente na exposição.

“É uma satisfação fazer parte deste trabalho. Eu fico muito feliz, ele me ajudou a sair da depressão, na verdade, ele me assistiu em várias questões e esse trabalho é maravilhoso”, disse a idosa.

O SCFV para Idosos possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.