Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís aplica dose de reforço da vacina contra Covid-19 em pessoas que residem em unidades de acolhimento da capital

02/12/2021 17h59 - Atualizada em 06/12/2021 19h37

Como parte das ações da Campanha de Imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus), deu continuidade a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço da vacina em jovens, adultos e idosos com deficiência que residem em Instituições de Longa Permanência (ILP’s) municipais, filantrópicos e privados da capital maranhense.

Nesta quinta (2), foram aplicadas um total de 40 doses de vacina, da fabricante Pfizer, em idosos que cumpriram o ciclo de imunização, com as duas doses. Foram atendidos idosos que residem nas instituições Lar Calábria, Casa Happy, Recanto do Aconchego, Asilo de Mendicidade de São Luís, Solar do Outono e, pessoas com deficiência que estão acolhidas na Residência Inclusiva.

A ação terá continuidade nesta sexta-feira (3), e deve atender jovens, adultos e idosos com deficiência, residentes em instituições mantidas pelo Município ou pela iniciativa privada.

A superintendente de Proteção Social de Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Emanuela Ferreira, disse que a ação encerra o ciclo de aplicação da terceira dose da vacina contra o novo coronavírus. “A Prefeitura está concluindo mais uma etapa da campanha de vacinação, por determinação do prefeito Eduardo Braide, que nos incumbiu de participar deste momento de imunização, tantos os idosos quanto às pessoas com deficiência, para concluir a aplicação da dose de dose de reforço da 3ª dose. Iniciamos pela IPL municipal, aqui no Olho d’Água, onde foram 40 idosos imunizados”, explicou.

A vacinação em terceira dose contra a Covid-19 teve início pela Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar Calábria, no bairro Olho d’Água, a única LPI mantida pelo Município. Foram aplicadas sete doses da vacina contra a Covid-19 em pessoas residentes no local.

Ao todo, a instituição abriga 18 idosos, sendo 14 homens e quatro mulheres, que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. As equipes de saúde realizaram a aplicação das doses, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Aos 86 anos, o aposentado Edson Carvalho Copertino foi um dos idosos que recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Ele agradeceu o trabalho dos profissionais e destacou a importância da vacinação. “Acho muito importante se vacinar ainda mais contra esse vírus. Muito bom as enfermeiras virem aqui até onde a gente mora e nos vacinar. Fiquei muito feliz”, destacou.

Eunice Sabina Pinheiro, de 82 anos, é uma das moradoras do Lar Calábria e foi vacinada nesta quinta-feira. “Fiquei muito feliz em tomar vacina, tem gente que não gosta muito, mas eu não vejo nada demais. Ainda mais sendo uma vacina contra essa doença que matou tantas pessoas”, disse.

Dose de reforço

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 segue orientação do Ministério da Saúde, que determina que ludovicenses com 18 anos ou mais, que cumpriram o esquema vacinal de duas doses até 1º de julho, devem tomar o reforço.

São Luís foi a primeira capital do país a iniciar a aplicação do reforço com a terceira dose. Até agora, segundo levantamento da Semus, mais de 82 mil pessoas entre idosos, imunosuprimidos, profissionais da saúde e das forças armadas receberam o imunizante. No caso dos imunosuprimidos, podem se vacinar aqueles em que o intervalo entre a segunda e a terceira dose seja de, no mínimo, 28 dias.

São considerados imunosuprimidos, pessoas que vivem com HIV, estão em tratamento contra o câncer, transplantados, entre outros. O calendário é divulgado diariamente nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.