Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís e parceiros beneficiarão meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade com distribuição de absorventes

09/11/2021 12h36 - Atualizada em 16/11/2021 18h42

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) recebeu, nesta segunda-feira (8), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), 4.800 pacotes de absorventes que serão doados a 1.200 crianças e adolescentes em idade menstrual e em situação de vulnerabilidade social.

O público-alvo é acompanhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos territórios Cidade Operária, Coroadinho e Itaqui-Bacanga.

Os absorventes serão entregues a meninas e adolescentes acompanhadas pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Programa Criança Feliz (famílias acompanhadas que se enquadrem no perfil).

“Ter parceiros como o Unicef e a FPJA é fundamental para ampliarmos o atendimento para quem precisa. Combater a pobreza menstrual e falar sobre ela é uma necessidade em função dos tabus que enfrentamos. Como os doadores já indicaram as unidades que deverão ser contempladas, nós fizemos o levantamento nos nove Cras desses três territórios”, explicou a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizado pelo Unicef, apontam que uma em cada quatro adolescentes no Brasil não tem acesso a absorvente durante o período menstrual e que quase 30% das mulheres jovens já deixaram de ir às aulas por isso.

“Não é admissível a invisibilidade da pobreza menstrual, especialmente de meninas adolescentes negras, de comunidades vulneráveis. O Unicef tem desenvolvido, local e nacionalmente, esforços para construir condições de maior dignidade e proteção às meninas. Com parceiros nacionais como a Sempre Livre, e parceiros locais como a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão e a Prefeitura de São Luís, vamos conseguir entregar mais de 40 mil absorventes para meninas em situação de vulnerabilidade social na capital", afirma a chefe do escritório do Unicef, Ofélia Silva.

Além dos absorventes que serão entregues pela Prefeitura, o Unicef levará o material de higiene pessoal para estudantes de escolas estaduais, totalizando 14 mil absorventes a serem distribuídos.

“Essa contínua parceria entre instituições da sociedade civil e poder público é fundamental, pois sozinhos não damos conta de tudo e saber que podemos contar com a Semcas e a secretaria saber que pode contar conosco é muito importante. Nosso desejo é seguir trabalhando juntos nessa e em outras frentes”, concluiu o presidente da FJPA, Paulo Sérgio Filho, que também destacou o papel do projeto Menina Cidadã, desenvolvido em parceria com o Unicef e também reforça o valor desse trabalho conjunto.