Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís e parceiros levam ações de saúde à feira do bairro Liberdade 

19/07/2021 11h07 - Atualizada em 21/07/2021 18h09
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), via Atenção Básica, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e em parceria com o Sindicato dos Feirantes e do Sesc Saúde realizou, nesta sexta-feira (16), ação alusiva ao projeto “Saúde nas Feiras”. De acordo com os organizadores, mais de mil pessoas foram assistidas, das 8h ao meio-dia, em agenda executada na feira do bairro Liberdade, seguindo todas as normas sanitárias. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, o objetivo da agenda é levar serviços considerados essenciais para um público ainda vulnerável.

“Devido aos seus compromissos de trabalho, normalmente os feirantes deixam de cuidar da saúde. Questões ligadas à descontrole arterial e outras complicações ficam em segundo plano. A nossa meta é identificar estas e outras questões e fazer o acompanhamento e controle necessários”, disse.

 As equipes oferecem serviços como a aferição da pressão arterial e verificação das taxas glicêmicas, como também orientação nutricional, amparo clínico com disponibilidade de atendimento médico, recomendações para a preservação bucal e aplicação de vacinas contra a influenza e hepatites virais. Na ocasião, também foi possível se submeter ao teste contra a Covid-19, mediante encaminhamento médico. 

Dentre as medidas de combate à Covid-19, o limite de até um paciente por vez no local onde eram executadas as consultas com clínico geral, além de aplicação de álcool em gel nas mãos dos profissionais de saúde envolvidos e dos usuários. Além de serem seguidas determinação, via Corpo de Bombeiros (que também participou da agenda) do distanciamento social entre os atendidos. 

Um dos contemplados foi o feirante José da Silva Oliveira. Ele, com 62 anos de idade, tem uma banca na Feira da Liberdade há mais de 10 anos e disse que o acompanhamento da saúde é fundamental. “Tenho hipertensão e tomo medicação. Mas é sempre bom vir a um local ou ter um profissional que possa nos orientar”, disse. 

Após avaliação clínica, o feirante foi orientado a procurar um posto de saúde. Outras pessoas contempladas com os serviços de consulta também foram encaminhadas para unidades próximas das residências.

Saiba mais 

O projeto “Saúde nas Feiras” oferta serviços básicos para feirantes e frequentadores e faz parte da coordenadoria das Ações Comunitárias, da Semus. No dia 30 deste mês, o projeto estará na Feira da Vila Palmeira. Outras ações estão previstas para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.