Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís realiza testagem contra Covid-19 em servidores da Semcas

13/07/2021 17h30 - Atualizada em 15/07/2021 21h04

A Prefeitura de São Luís, em ação conjunta entre as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Saúde (Semus) realizou, na última quarta-feira (30), na sede da Semcas, na Avenida Guaxemduba, uma testagem em massa dos servidores do órgão. Seguindo orientação do prefeito Eduardo Braide, outros órgãos do Município já receberam as equipes de testagem, em uma ação estratégica de combate e prevenção à pandemia.

“Nós temos a preocupação de fazer esse acompanhamento junto aos servidores da secretaria. Essa é a terceira vez que realizamos essa ação em parceria com a Saúde. A diferença, é que dessa vez, ao invés de ir até o laboratório, a equipe da Semus veio até a Semcas. O combate à pandemia tem sido preocupação constante do prefeito Eduardo Braide, desde as medidas de atendimento aos protocolos sanitários até a testagem e vacinação em massa. Não podemos relaxar enquanto esse momento difícil não acabar”, explicou a secretária da Semcas, Rosangela Bertoldo.

O teste realizado foi o RT-PCR e o resultado sai em apenas 15 minutos. A Assistência Social foi considerada uma política essencial durante a pandemia da Covid-19, assim, os serviços não deixaram de ser prestados pela própria natureza da política, que atende às pessoas mais vulneráveis e mais afetadas nesse período. As Unidades de Acolhimento, por exemplo, funcionam 24h.

"Estamos trabalhando para manter nossa população e também nossas equipes de trabalho asseguradas com os exames de Covid-19 e, claro, vacinadas. Essa parceria com a Semcas é fundamental, pois a testagem de forma periódica traz mais segurança aos nossos servidores municipais", afirmou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Medidas

A ação foi divulgada na página do instagram da Semcas e nos grupos corporativos de conversa. Foi disponibilizado um link para cadastro dos servidores interessados em fazer o teste.

“O prefeito Eduardo Braide está de parabéns! A iniciativa de levar as testagens até as secretarias é maravilhosa. Nós sermos a capital da vacinação é um orgulho para todos nós que trabalhamos na Prefeitura”, disse Tatiana Moraes, 53 anos, que é arte educadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Anil - Território 6.

Este mês também foi iniciada a sanitização de todas as unidades da secretaria, incluindo os 10 Conselhos Tutelares e os Três Conselhos de Direitos vinculados à Semcas. O trabalho está acontecendo de acordo com cronograma fornecido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), aliada nessa ação.