Informática - SIN
Vinculada à Adjuntoria de Administração de Pessoas, a Superintendência da Área de Informática tem como atribuições regimentais:
I – planejar, liderar, monitorar e controlar o desenvolvimento de sistemas informatizados, a atuação de suporte em equipamentos e sistemas, bem como promover a qualidade da informação necessária ao funcionamento do fluxo gerencial, administrativo e técnico-operacional e viabilizar recursos de telecomunicações indispensáveis ao desenvolvimento das atividades da Secretaria;
II – promover, no âmbito da Secretaria, a política de informática adotada pela Administração Municipal;
III – promover o desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais;
IV – promover as atividades de desenvolvimento, implantação e acompanhamento de novos projetos, bem como a manutenção e a avaliação de sistemas já implantados na Secretaria;
V – apresentar ao Secretário estudos de viabilidade para aquisição de softwares
VI – desempenhar outras atividades que lhe forem delegadas por superior hierárquico.
Para isto, a SIN atua através de duas coordenações:
4.1) Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas: tem como atribuições regimentais:
I – planejar, negociar e, em comum acordo com os usuários de sistemas, atribuir às demandas prazos, recursos, etc., quando for o caso;
II – atuar como fonte de conhecimento e divulgação de produtos e sistemas desenvolvidos por terceiros e aplicáveis ao setor público municipal e serviços agregados;
III – executar, acompanhar e controlar projetos de desenvolvimento ou adoção de tecnologia;
IV – estabelecer e aplicar métrica ao processo de desenvolvimento interno e ao realizado por terceiros, garantindo o cumprimento de prazos, metas preços e qualidade dos serviços contratados;
V – criar e definir normas e padrões diretamente ligados ao uso de bens de informática e sua aplicabilidade;
VI – aplicar métodos, tais como monitoramento e auditoria, para garantir os níveis de qualidade, capacidade e desempenho para o ambiente de informática;
VII – promover a documentação dos sistemas informatizados;
VIII – treinar os usuários para desempenharem as funções do sistema;
IX – emitir pareceres técnicos em processos de compra de equipamentos e softwares para a Secretaria;
X – desempenhar outras atividades que lhe forem delegadas por superior hierárquico.
4.2) Coordenação de Suporte: tem como atribuições regimentais:
I – promover suporte técnico aos usuários de computadores;
II – prestar serviços especializados em atendimento a usuário (Help-Desk) e suporte local em Hardware para atender a SEMAD nos serviços da área de informática;
III – gerenciar a infraestrutura de hardware e software;
IV – administrar as redes de computadores e de telecomunicações;
V administrar e manter os bancos de dados;
VI – possibilitar o processamento dos sistemas aplicativos;
VII – gerenciar os serviços de informática prestados por terceiros;
VIII – desempenhar outras atividades que lhe forem delegadas por superior hierárquico.