Secretaria Municipal de Cultura

Prefeito Eduardo Braide inaugura circuito natalino no Centro de São Luís

08/12/2023 15h21 - Atualizada em 13/12/2023 15h34

Emoção e encantamento marcaram a abertura, nesta quinta-feira (7), do circuito natalino preparado pela Prefeitura de São Luís, no Centro da capital e que integra a programação do “Brilha São Luís, Natal de Gente Feliz”. O prefeito Eduardo Braide participou do evento e acendeu as luzes da árvore de Natal gigante montada no Largo do Carmo.

O circuito iluminado compreende um trajeto que inclui o Largo do Carmo e Praça João Lisboa, Rua de Nazaré, Praça Benedito Leite e Avenida Pedro II (em frente ao Palácio La Ravardière). Além destes espaços, a Prefeitura também decorou e iluminou as pontes José Sarney (São Francisco) e Bandeira Tribuzzi (Jaracati).

"Hoje entregamos oficialmente o circuito de Natal do Centro, acendendo nossa árvore. Transformamos o Largo do Carmo e a Praça João Lisboa, Rua de Nazaré, Praça Benedito Leite e a fachada da Prefeitura em um circuito de Natal cheio de magia, que é a mesma magia do Natal que estamos levando para a Zona Rural e outras comunidades de São Luís, com o nosso Natal no Bairro", disse o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou que o circuito natalino da Prefeitura foi especialmente pensado para agradar a todos, especialmente as famílias.

"Esta é uma forma que o prefeito Eduardo Braide encontrou para fazer com que a cidade vivencie o espírito natalino em sua essência. Toda nossa decoração foi feita para as famílias, especialmente para as crianças, que podem desfrutar, além da beleza e encantamento do circuito, dos brinquedos disponíveis para elas", observou o secretário.

Circuito

No Largo do Carmo, a Prefeitura montou uma árvore de Natal com mais de 20 metros de altura, enfeitada com réplicas de azulejos coloniais. Ao lado, para saudar o ano que vai chegar, um 2024 todo iluminado.

No local, também foi montado um palco, próximo à Igreja do Carmo, onde as atrações culturais se apresentam. Na noite de abertura, a atração foi a banda da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís e o coral Esperança do Amanhã formado por 50 crianças entre 8 e 13 anos, estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sá Vele, localizada no Anil.

Na Praça João Lisboa, réplicas de balões a gás enfeitam o logradouro que recebeu, também, brinquedos para as crianças que podem se divertir gratuitamente na cama elástica, gira-gira, escorregador e outros.

Já a Rua de Nazaré, é uma atração à parte. Totalmente iluminada, a via recebeu globos de luz que projetam imagens geométricas no chão e nas paredes dos imóveis criando um clima diferenciado. O local foi um dos mais procurados para registros fotográficos.

"Achei maravilhoso, está tudo lindo. Adoro o Natal e tudo o que representa. A Prefeitura fez um trabalho muito  bonito aqui no Centro", destacou a técnica de enfermagem Ana Lúcia Rodrigues, que levou o filho Levy, de 4 anos, para ver as atrações da noite.

Saindo da Rua de Nazaré, já na Praça Benedito Leite, a Prefeitura montou uma espécie de caminho iluminado por grandes estrelas contornadas por minúsculas luzes que dão aos pedestres a sensação de estarem caminhando em um túnel. A praça também foi decorada com pequenas árvores totalmente brancas e iluminadas. O local também disponibiliza brinquedos para as crianças.

"Acho que a cada ano a Prefeitura se supera. Vim ano passado e adorei, e este ano está tudo muito bonito também. Natal é luz e a decoração remete a isto", observou a professora Raimunda Santos.

O circuito segue rumo à Avenida Pedro II, onde está localizado o Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. Por lá, a gestão municipal preparou um ambiente especial, no qual predominam as cores branco, azul e prata em uma decoração que tem agradado, especialmente, as crianças que se encantam com os soldadinhos de chumbo em versão gigante, as renas e a carruagem do Papai Noel.

"Eu adorei tudo, mas o que mais gostei foi o trenó do Papai Noel. Tirei muitas fotos e quero voltar novamente", celebrou o estudante Kayque Diniz, de 10 anos, acompanhado do pai, o bombeiro civil Antônio Diniz.

Também compareceram à abertura do circuito natalino da Prefeitura de São Luís a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os secretários Igor Almeida (Secom), Liviomar Macatrão (Semapa), Romário Barros (Semdel)

Comércio

Além da população, a programação de Natal da Prefeitura de São Luís atrai ainda comerciantes informais que veem no evento uma oportunidade de garantir uma renda extra.

Este é o caso de Ângela Rabelo, vendedora de algodão doce. "Estes eventos da Prefeitura aqui no Centro são ótimos porque aproveito para vender. Este ano trouxe algodão doce pelo fato de ter muitas famílias com crianças; e as vendas estão boas, graças a Deus", disse a comerciante.

Programação

Além do circuito iluminado, a Prefeitura de São Luís também mantém, durante todo o mês de dezembro, a programação natalina do Natal no Bairro. Esta semana, as apresentações começaram por Pedrinhas, que recebeu a festa nesta quinta-feira (7).

No sábado (9), o evento será no Coroadinho, no campo Jairzão, a partir das 18h. No domingo (10), a trupe chega à Vila Luizão, na Praça Mairlon Aguiar Pires, às 17h30.

Serviço

Para dar mais conforto e tranquilidade ao público, a Prefeitura de São Luís envolve em seus eventos equipes de diversas secretarias, como agentes de trânsito (SMTT), Guarda Municipal (Semusc), agentes de saúde (Semus), limpeza urbana (CGLU) e Blitz Urbana (Semurh). A gestão municipal também disponibiliza intérpretes Libras, presentes em todos os eventos.