Secretaria Municipal de Cultura

Atribuições

Atribuições da Secult:

Integrar as ações municipais e potencializar os vínculos entre as instituições municipais, estaduais, federais, particulares, moradores, visitantes e usuários que atuam e/ou se relacionam na dinâmica urbana do Centro Histórico de São luís;

Organizar a oferta de serviços públicos municipais no Centro Histórico e atuar na resolução dos problemas imediatos da área (limpeza, programação cultural, comércio informal, tráfego e estacionamento, segurança pública, infraestrutura e temas afins);

Propor atividades e projetos que dinamizem a microeconomia (como feiras e eventos culturais) e que confiram sustentabilidade aos padrões de produção e consumo no sítio histórico ( coleta seletiva, reciclagem, educação patrimonial e cursos de capacitação);

Disponibilizar técnicos das diferentes áreas de atuação municipal para atendimento e orientação de visitantes, usuários, moradores e proprietários de imóveis, interessados na isenção de IPTU concedida para a área;

Reunir em um só local todas as informações disponíveis sobre o Centro Histórico, atendendo a investidores, pesquisadores e estudantes.

Desenvolver ações relativas à preservação, restauração, manutenção, divulgação e revitalização do conjunto de bens tangíveis e intangíveis, englobando o patrimônio edificado, a história da cidade, o patrimônio arqueológico, a paisagística tombada e as técnicas e artes de relevante interesse cultural.
Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís - Órgão responsável pelo gerenciamento e articulação entre os órgãos de preservação de todas as esferas e operacionalização de ações.

Missão
Elaborar, gerir, articular, informar, promover e executar políticas públicas de cultura no âmbito da preservação, revitalização, difusão e circulação dos bens e serviços culturais, com vistas à cidadania cultural participativa no município de São Luís.