Secretaria Municipal de Cultura

Ao lado da população, prefeito Eduardo Braide abre as festas natalinas em São Luís

30/11/2023 16h59 - Atualizada em 12/12/2023 17h07

Uma noite para guardar nas mentes e nos corações. Assim foi a abertura das festas natalinas da Prefeitura de São Luís, na noite de quarta-feira (29), em frente ao Palácio La Ravardière. O evento, que contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, reuniu centenas de pessoas e encantou adultos e crianças de todas as idades.

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal anunciou a continuidade da programação com o Natal no Bairro, que já começa nesta sexta-feira (1°) e contemplará comunidades da capital, bem como o circuito iluminado na área entre a Prefeitura e as praças Benedito Leite e João Lisboa.

"É uma grande felicidade abrir nossa programação de Natal aqui na frente da Prefeitura, como temos feito nos últimos anos, e o melhor, junto com vocês. Nos próximos dias teremos uma iluminação especial aqui nesta área do Centro, mas também vamos levar as festas para os bairros para receber esta época tão bonita das nossas vidas", destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide e dos filhos.

Um dos grandes atrativos da noite foi a neve artificial lançada a partir da fachada da sede da Prefeitura, que, com a decoração feita em festão branco e enfeites azuis e prata, compuseram o ambiente perfeito para fotos.

"Eu achei lindo, encantador, então precisava registrar o momento para enviar aos parentes que não puderam vir", disse a professora Joana Santos que, ao lado das filhas, fez inúmeras fotos.

Outro ponto que emocionou a plateia foram as apresentações culturais. O grupo Cantinho do Choro abriu a noite com o melhor da música instrumental, com o projeto Cantinho do Choro Natalino que traz no repertório as músicas mais tocadas do período, tais como ‘Sinos de Belém’, ‘Anoiteceu’, ‘Noite Feliz’, ‘O velhinho’, ‘O homem de Nazaré’, ‘Meu bom José’, ‘Ave Maria’, ‘Então é Natal’, ‘Glória’, ‘Blue Christmas’, entre outras.

Já a Companhia Matarazzo levou ao palco o espetáculo ‘Natal Brilhante’, uma abordagem combinando performances de personagens natalinos como Mamães Noéis, Papai Noel, Senhora Árvore, Senhor do Tempo, e outros personagens que ganharam uma roupagem inovadora. As músicas natalinas em versões ritmadas, deram o ritmo também a outros personagens temáticos, como Galinha Pintadinha, Mickey, Baby Shark, e princesas da Disney.

Edileuza Moura,  dona de casa, se emocionou com a programação. "Traz à memória tantas coisas que a gente passou este ano e este espetáculo é maravilhoso porque traz a essência do Natal, que é a família, para perto de nós", celebrou.

Natal no Bairro

Após a abertura da programação em frente à Prefeitura de São Luís, as festas terão continuidade em diferentes bairros da cidade. Nesta sexta-feira (1°), recebem as celebrações os moradores do Morada do Sol. No sábado (2), é a vez do Residencial Luiz Bacelar e no domingo (3), a Vila Industrial.

"Como já é tradição, o prefeito Eduardo Braide nos orientou a levarmos para 12 bairros as celebrações de Natal que é de todo mundo, de toda a família. Além disto, teremos muitas atrações no circuito do Centro também", enumerou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Também participaram do evento, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os subprefeitos do Centro, Maurício Itapary e da Zona Rural, Dilmar Araújo; os secretários Igor Almeida (Secom), Saulo Santos (Setur), Romário Barros (Semdel), Caroline Marques Salgado (Semed), Érica Garreto (Semurh), Octávio Soares (Semad), Karla Lima (Semmam), Joel Nunes (Semus), Márcio Andrade (Semap), além da vereadora Karla Sarney (PSD), do suplente de vereador Manoel Filho, representantes de entidades e a população.

Serviços

Como todos os eventos da Prefeitura, este também contou com o apoio das equipes de saúde (Samu – Semus); limpeza (CGLU - Semosp); agentes de trânsito (SMTT); agentes de fiscalização (Blitz Urbana - Semurh); Romu (Guarda Municipal – Semusc); e Polícia Militar (PM).