Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís abre alas para 7 blocos tradicionais e 5 escolas de samba na 2ª noite de desfiles na Passarela do Samba Chico Coimbra

25/02/2024 15h22 - Atualizada em 26/02/2024 16h04

A Prefeitura de São Luís realizou, no sábado (24), a segunda noite de desfiles dos Blocos Tradicionais do Grupo B e das escolas na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, para onde os foliões se dirigiram em grande número e lotaram arquibancadas e camarotes.

O encerramento da programação acontece neste domingo (25), com o desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A. A abertura está prevista para as 16h30, com apresentação do grupo Samba da Tamarineira.

“Hoje é o nosso segundo dia de festa aqui na passarela do samba em homenagem à tradição dos blocos tradicionais maranhenses e, também, das escolas de samba, que há décadas animam a folia momesca na nossa capital. Nós organizamos este evento com muito carinho para receber as agremiações e o público em geral, que veio prestigiar e aplaudir a beleza das nossas manifestações culturais”, disse o secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary.

O bloco Os Diferenciados abriu a festa e apresentou o tema ‘Cantam os segredos do amor’. Originário de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, a agremiação existe desde 2017 e privilegia as cores vermelho e amarelo em suas fantasias. Balizas e ritmistas capricharam na batucada para chamar a atenção dos jurados.

O segundo a se apresentar foi Renovação do Ritmo, do Bairro de Fátima, que anima as ruas da capital maranhense ao longo de 36 anos durante o Carnaval. Com o tema ‘Noite do Halloween’, os 55 componentes usaram fantasias nas cores preto, roxo e laranja, mostrando entusiasmo e animação durante a passagem pela passarela.

Na sequência, entrou Companhia do Ritmo, da Madre Deus, com 26 anos de história e amor pelo que faz. O bloco trabalhou o tema ‘Saci Pererê’ e os componentes vestiram fantasias nas cores vermelho, amarelo e preto.

O quarto a cruzar a avenida foi Os Gladiadores, do bairro Cohab, com o tema ‘Colombina e Pierrot: estórias de amor, paixão e desilusão’.

Depois dele, os apresentadores Frank Matos e João Marcus anunciaram a entrada de Os Vingadores, do Centro de São Luís, que abordou a temática ‘Da poesia, as lágrimas ao beijo de um Pierrot apaixonado’.

O sexto foi Os Tradicionais do Ritmo, da Cidade Olímpica, que existe há 31 anos. Gaviões do Ritmo, do Bairro de Fátima, que apresentou o tema ‘Reggae, a Ilha do amor’, desfilando com 67 integrantes, encerrou os desfiles dos blocos na penúltima noite de festa na passarela do samba.

O público acompanhou todos os desfiles e havia torcidas para alguns blocos. Quem não desfilou, fez festa na passagem das agremiações.

“A programação está muito linda. Cheguei cedo para acompanhar os blocos tradicionais e, agora, estou na expectativa para ver a Favela do Samba, escola em que minha filha vai desfilar. A estrutura aqui está espetacular. A Prefeitura de São Luís está de parabéns em manter viva esta tradição. O nosso Carnaval é único. Para mim, é o melhor do Brasil”, destacou a aposentada Maria Helena Reis.

Escolas de samba

Depois dos blocos tradicionais, a extensão da avenida foi tomada pelas escolas de samba e a primeira a se apresentar foi a Mocidade Independente da Ilha, fundada há 38 anos, no bairro Cohab. A agremiação levou para a passarela os ritmos musicais e gingados da música brasileira.

A Túnel do Sacavém foi a segunda a receber os aplausos do público no Anel Viário. Com o tema ‘Mandioca, raiz rainha do Brasil’, a escola passou com 13 alas e três carros-alegóricos.

Em seguida, deixou a concentração para cruzar a avenida a escola Terrestres do Samba, fundada em 1958, no bairro Estiva, Zona Rural de São Luís. As alas e carros-alegóricos detalharam o tema ‘A Cura, o elixir para a vida’, reunindo 1.500 componentes. O intérprete Bob Silva, que puxa a escola ao lado do filho de 7 anos, contou que desfila desde os 9.

“Isso aqui para mim é algo maravilhoso e que faz parte da minha vida, pois toda a minha família sempre esteve envolvida com Carnaval. Hoje, trago meu filho comigo, pois ele será o futuro intérprete da escola”, disse Bob Silva.

Rielly Carvalho, que integrou a comissão de frente da Terrestres do Samba, disse que participar da festa é gratificante.

“É o meu segundo ano desfilando e a expectativa está a mil. Nós estávamos ensaiando desde dezembro e vamos dar o nosso máximo para agradar os jurados”, frisou, ainda na concentração.

Direto do bairro Monte Castelo, a Império Serrano foi a quarta a desfilar na Passarela do Samba Chico Coimbra, contando na avenida a história do poeta maranhense Gonçalves Dias, que teve seu bicentenário celebrado no ano passado.

Quem fechou a segunda noite de desfiles foi a Favela do Samba, atual campeã do Carnaval de São Luís. Com o tema “Presentes de Olorum: As Pérolas Negras do Maranhão são Carregadas”, a escola do bairro Sacavém levou toda a exuberância de seus carros-alegóricos, alas e passistas em busca de mais um título.

Neste domingo (25), a festa será encerrada na Passarela do Samba Chico Coimbra com o desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A.

O primeiro a se apresentar será Dragões da Liberdade, seguido de Os Trapalhões, Os Guardiões, Os Guerreiros, Os Fanáticos, Tropicais do Ritmo, os Imbatíveis, Reis da Liberdade, Kambalacho do Ritmo, Os Foliões, Indomáveis Show, Os Vampiros, Os Brasinhas, os Tremendões, originais do Ritmo e Príncipe de Roma.