Secretaria Municipal de Cultura

‘Arraial da Prefs’ segue com programação em frente à Prefeitura de São Luís

13/07/2023 17h43 - Atualizada em 17/07/2023 14h47

O Arraial da Prefs, evento organizado pela Prefeitura de São Luís e que ocorre na porta do Palácio La Ravardière, segue neste sábado (15), com uma programação repleta de animação. O evento foi aberto semana passada com o objetivo de continuar as festas juninas e terá sua edição de encerramento no sábado (22).

"Estamos muito animados para mais um sábado de Arraial da Prefs. Mais uma oportunidade de celebrarmos nossa cultura, reunindo as famílias da cidade e os turistas em torno desta festa tão especial e que movimenta a economia criativa da cidade, bem como proporciona a moradores e turistas um pouco mais da nossa cultura popular que é tão diversa", afirmou o prefeito.

A programação terá início às 18h com a apresentação do Tambor de Crioula Lírio de São Benedito, que promete envolver o público com suas danças e ritmos marcantes. Em seguida, às 19h, será a vez do Bumba Meu Boi Lendas e Magias do Centro Histórico, trazer toda a tradição do folclore maranhense.

Às 20h, o Bumba Meu Boi Santa Fé subirá ao palco, agitando a multidão com sua energia contagiante. Logo após, às 21h, o Bumba Meu Boi Nina Rodrigues apresentará sua performance cheia de encanto e talento. Às 22h, o Boi Barrica brilhará no arraial com toda a sua tradição, prometendo um espetáculo para ficar na memória de todos. Para encerrar a noite em grande estilo, às 23h, o Bumba Meu Boi de Maracanã agitará o público com seu repertório histórico.

O secretário de Cultura, Marco Duailibe, falou sobre a festa e a importância de valorizar a cultura maranhense.

"O arraial que trazemos para a porta da Prefeitura é um evento único, que celebra a nossa cultura e tradições. Estamos empenhados em proporcionar momentos de alegria e valorização para a população. Neste próximo sábado, teremos uma programação diversificada, com grupos folclóricos de renome e convidamos a todos para prestigiar e se encantar com tudo que a festa oferece", enfatizou Duailibe.

Além das apresentações folclóricas, o evento também contará com barracas de comidas típicas. Para garantir uma experiência adequada, serão montadas estruturas de som, luz, palco e tablado, proporcionando uma ampla visão para o público durante as manifestações. Como é prática em todos os eventos do Município, haverá intérpretes de Libras realizando tradução simultânea e um espaço com cadeiras destinadas prioritariamente a idosos e pessoas com deficiência.

Adicionalmente, diversas equipes estarão presentes no local para garantir o bom andamento do evento. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) trabalharão no disciplinamento do trânsito, enquanto equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), incluindo a Vigilância Sanitária e o SAMU, fornecerão suporte e serviços relacionados à saúde, além de outros serviços, agentes da Blitz Urbana (Semurh) para fiscalização e disciplinamento do comércio informal, Guarda Municipal (Semusc), agentes de limpeza (Semosp) e ainda Polícia Militar e Bombeiros Civis.