Secretaria Municipal de Cultura

Arraial da Prefs encanta público em sua primeira noite de festa na porta do Palácio La Ravardière

11/07/2023 15h36 - Atualizada em 21/07/2023 14h55

A frente do Palácio La Ravardière se transformou em um grande arraial na noite deste sábado (8), com a abertura do Arraial da Prefs, promovido pela Prefeitura de São Luís. O evento acontecerá também nos próximos dois sábados de julho (dias 15 e 22) no mesmo local, reunindo o melhor da cultura popular da capital com grupos de tambor de crioula, bumba meu boi de todos os sotaques, danças folclóricas e uma variedade de manifestações culturais.

“O Arraial da Prefs é uma continuação dos nossos festejos juninos que foram um grande sucesso com o Arraial da Cidade, que ocorreu durante o mês de junho na Praça Maria Aragão e também o São João no Bairro, projeto que descentraliza as festas, levado a nossa cultura para bairros das zonas Urbana e Rural de São Luís. Estendemos as festividades para o mês de julho, época em que recebemos muitos visitantes que poderão ver de perto a riqueza das nossas tradições, tudo com segurança e comodidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A Avenida Pedro II ficou completamente lotada e o público teve a oportunidade de dançar e se divertir com as apresentações de grupos de bumba meu boi de diferentes sotaques, trazendo um espetáculo cultural de encher os olhos.

Abrindo a noite, o Tambor de Crioula de Leonardo trouxe toda a tradição e energia dessa manifestação cultural tão característica do Maranhão. Os dançarinos mostraram habilidade e sincronia, movimentando-se ao som dos tambores. O Boi de Guimarães, suas indumentárias coloridas e elaboradas, encenaram histórias e lendas com muita graça e destreza.

Já o Boi de Axixá, um dos mais aguardados da noite, trouxe sua singularidade ao palco. Com sua musicalidade característica, repleta de toadas emocionantes e ritmos cativantes, o grupo conquistou a plateia.

O Boi Pirilampo também se destacou com sua apresentação. Com passos coreografados e ritmos animados, o grupo levou o público a dançar e se divertir junto com eles.

O Boi de Sonhos, por sua vez, apresentou-se com uma estética visualmente deslumbrante. A dança, acompanhada de belas melodias, transportou o público para uma atmosfera de encantamento.

Por fim, o Boi da Maioba encerrou a noite com chave de ouro. Com sua tradição e grandiosidade, o grupo apresentou uma performance imponente e os brincantes mostraram toda a força e presença do batalhão com suas tradicionais toadas que sempre prendem a atenção do público.

Com o filho no colo e assistindo a todas as atrações, o corretor de imóveis, Alexandre Frankilin, elogiou a organização da festa.

“Eu acho muito importante o que a Prefeitura está fazendo, incentivando a cultura nesse ambiente tão familiar e aconchegante. Meu filho está completando 1 aninho, ele nunca tinha visto e está sendo muito legal. Parabéns, prefeito”, disse o pai do pequeno Pedro Henrique.

Conforto e Acessibilidade

A Prefeitura também se preocupou em proporcionar conforto e acessibilidade aos idosos e às pessoas com deficiência. Foram disponibilizadas cadeiras próximas ao palco, garantindo assim que todos pudessem aproveitar os espetáculos com comodidade. Além disso, durante todo o evento, um intérprete de Libras esteve presente, fazendo a tradução das toadas para o público, promovendo inclusão e acessibilidade.

Quem estava aproveitando todas as atrações no espaço reservado para os idosos e pessoas com deficiência era a dona Maria José, que estava hipnotizada com as apresentações.

“Eu sou apaixonada por bumba boi, das brincadeiras de São João o boi é que eu gosto mais. Está tudo muito lindo”, disse a aposentada.

Decoração e gastronomia

Além das apresentações musicais, a decoração e a infraestrutura montadas pela Prefeitura de São Luís foram pontos de destaque. Assim como no ano anterior, a organização caprichou na ambientação, criando um clima festivo e acolhedor para os visitantes.

Outro destaque foi a gastronomia típica. Os vendedores ambulantes levaram as comidas e bebidas tradicionais do São João, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar deliciosos quitutes juninos.

“É uma grande oportunidade esse período do São João para todos nós autônomos. É uma garantia de renda extra e graças a Deus estamos conseguindo alcançar o que a gente desejou, que é fazer uma boa venda”, disse a vendedora Gleiciane Torres.

Equipes de segurança e de serviços de saúde garantiram o bem-estar e a tranquilidade de todos os participantes. Além disso, a sinalização adequada, a limpeza do local e a distribuição de banheiros químicos contribuíram para o conforto do público.

Pertencimento

Com o sucesso da primeira noite, a expectativa para as próximas edições do São João na porta da Prefeitura só aumenta. O evento reafirma o compromisso da Prefeitura de São Luís em valorizar a cultura local e promover eventos que estimulem a participação e a integração da comunidade. O São João se consolida como uma iniciativa que celebra as raízes culturais da cidade e fortalece o sentimento de pertencimento e identidade dos moradores.

“É maravilhoso testemunhar a paixão e o talento desses artistas, que com suas apresentações encantam a todos. Foi uma noite memorável, onde a cultura popular foi exaltada e todos puderam vivenciar momentos mágicos", disse o secretário da Secult, Marco Duailibe.

Também estiveram presentes na festa a vice-prefeita Esmênia Miranda, e o presidente da Amdes, Felipe Mussalém.