Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís encerra São João no Bairro com grande festa no Coroadinho

30/06/2023 18h45 - Atualizada em 12/07/2023 15h51

Foram dias de muita festa, dança, música, tradições e celebração da cultura maranhense. O São João no Bairro, evento promovido pela Prefeitura de São Luís, já em seu segundo ano, encerrou neste sábado (30), com uma grande festa no Coroadinho. A comunidade recebeu diversas atrações que encantaram moradores e visitantes no palco montado no Viva Alto São Sebastião.

Sempre presente nos eventos do São João no Bairro, o prefeito Eduardo Braide esteve na comunidade interagindo com os moradores. Na ocasião, o gestor subiu ao palco para anunciar novas ações da Prefeitura de São Luís naquela comunidade.

“Felicidade de ver esse local repleto de pessoas prestigiando nosso São João e aproveito a oportunidade para anunciar que em breve assinarei Ordem de Serviço para a construção da escola no Vale Verde. Serão 12 salas onde vão estudar 800 alunos. Já estamos construindo sete creches em tempo integral em São Luís ao mesmo tempo e vamos trabalhar para construir uma aqui também. O Polo Coroadinho está no meu coração”, declarou o prefeito Eduardo Braide aos milhares de moradores presentes.

Em sua fala, o prefeito relembrou alguns dos serviços e melhorias que foram realizados na comunidade em sua gestão.

“As reformas das escolas Darcy Ribeiro, Rubem Almeida, João Lima Sobrinho e, agora, Amélia Profeta, também a Praça Burro Bravo, Mercado do Bom Jesus e ainda iluminação em LED em toda região. São investimentos para dar mais qualidade de vida aos moradores”, frisou Eduardo Braide.

Atrações

O grupo Caroço Tremembés, conhecido pela sua habilidade em contar histórias por meio da dança, abriu a noite junina na comunidade e empolgou o público com sua performance cheia de expressividade. Com 11 anos de estrada, o grupo apresenta um bailado rodopiado das dançarinas como característica marcante.

Já o Boi Novilho Branco, embelezou o palco no Viva Alto São Sebastião com as indumentárias coloridas das índias e dos brincantes, e envolveu toda comunidade com as toadas de todos os sotaques do bumba meu boi do Maranhão.

“Estou no grupo há 12 anos e é uma honra fazer parte da cultura. O São João do Maranhão é único”, disse a brincante do Boi Novilho Branco, Lília Buás.

O Boi Pirilampo foi a terceira atração da noite. O grupo já rodou o mundo exibindo a cultura popular maranhense e tem 16 CDs gravados. Possui em seu repertório toadas que continuam encantando o público.

Além dos grupos de bumba meu boi, a festa contou ainda com a presença especial do cantor Luan Costa, com seu repertório diversificado, o cantor reconhecido no cenário musical maranhense, fez com que o público presente dançasse e cantasse ao som de sucessos que já se tornaram hits no país inteiro.

O São João no Coroadinho trouxe a essência das festividades juninas, resgatando tradições e celebrando a cultura maranhense. Em um clima de alegria e descontração, estava o casal Júlia Félix e Moisés Pereira, curtindo todas as atrações.

“Esta ideia de trazer o São João para nosso bairro foi maravilhosa. Gostaria de parabenizar o prefeito Eduardo Braide pela organização. É a primeira vez que participamos e estamos gostando muito”, disse dona Júlia.

“Estamos muito felizes em aproveitar a festa aqui no nosso bairro. É muito gratificante para toda a comunidade do Polo Coroadinho ter essas atrações e essa festa aqui”, reforçou Moisés.

O evento itinerante da Prefeitura conta com uma infraestrutura adequada, com palco montado especialmente para as apresentações e uma organização que garante conforto e segurança aos espectadores.

“A festa nos bairros serviu como um exemplo do potencial que temos para promover o turismo cultural em São Luís. Com eventos como esse, podemos atrair cada vez mais visitantes, estimular a economia local e valorizar os artistas da nossa região. Encerramos as festividades do São João no Bairro com grande alegria, na certeza de que, a cada ano, o prefeito Eduardo Braide prova que a valorização da cultura na nossa cidade é uma realidade da sua gestão”, destacou o secretário de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

Também estiveram presentes no São João no Bairro no Coroadinho, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida; o deputado estadual Fernando Braide (PSD), e os vereadores Daniel Oliveira (PL), líder do governo municipal, e Nato Júnior (PDT).

Para garantir que tudo ocorresse de forma segura, a Prefeitura de São Luís manteve, durante todo o festejo junino, equipes trabalhando do início ao fim de todos os eventos, como agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus), entre outros serviços essenciais.