Secretaria Municipal de Cultura

Público lota Arraial da Cidade para celebrar Dia de São Pedro ao som de grupos folclóricos

30/06/2023 12h52 - Atualizada em 11/07/2023 17h51

A última quinta-feira (29) de festança no Arraial da Cidade, organizado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão, foi em alusão ao Dia de São Pedro, um dos santos juninos mais festejados nesta época do ano e padroeiro dos pescadores. Além da apresentação dos grupos folclóricos, entre eles quatro de bumba meu boi, houve show do cantor Gabriel Melônio.

O terreiro foi aberto às 18h e o público somente debandou do espaço na madrugada desta sexta-feira (30), que será regada a mais festa, incluindo show do cantor Felipe Amorim, às 22h, no palco reservado às atrações nacionais. No sábado (1º) ocorrerá o Arraial Gospel, com Paulo Neto, banda Preto no Branco e Isadora Pompeo.

Para esquentar a plateia, os primeiros a subir no tablado foram o Tambor de Crioula Arte Nossa e o Cacuriá da Basson. A professora Suely Lima estava com a filha Ana Clara Lima, de 10 anos, vestida com indumentária de cacuriá e acompanhou as duas apresentações.

“É a dança junina que ela mais gosta. Para bumba meu boi ela já não faz muita festa. Mas o entusiasmo para querer sair nessa dança é grande. Foi justamente do qual ela participou na escola e não quis mais tirar a roupa”, contou Suely.

O Grupo GDAM chegou logo em seguida com um mix de ritmos, como os quatro sotaques de bumba boi, cacuriá, coco, reggae e carimbó, este último em homenagem ao Estado do Pará. Durante a apresentação, o grupo ainda alertou sobre violência contra a mulher, fazendo uma parada na apresentação para falar de coisa séria.

Gil Mafra, um dos representantes, explicou que o GDAM é uma ONG bastante ligada às causas sociais e que desenvolve um projeto há 36 anos com oficinas de ritmos gratuitas.

“São várias oficinas e vários ritmos, desde o afro, passando pelo reggae ao bumba boi, tendo a dança como um instrumento da arte”, explicou Gil Mafra.

Gabriel Melônio, conhecido também por ser o intérprete oficial da escola de samba Turma do Quinto, foi o quarto da programação e cantou no palco reservado aos artistas locais. Ele apresentou um repertório com músicas maranhenses, com destaque para o forró, a quadrilha e toadas de bumba meu boi. Em um dos momentos do show, chamou a esposa ao palco e cantou em homenagem a ela.

Nina Rodrigues

A noite seguiu animada com a chegada ao terreiro do Boi de Nina Rodrigues, um dos mais belos do Maranhão, com suas índias usando coloridas indumentárias. O grupo presidido por Concita Braga reuniu uma plateia numerosa na Maria Aragão, fazendo jus à tradição do Dia de São Pedro.

Segundo Concita Braga, este ano, Nina está indo aos arraiais com ainda mais entusiasmo, levando 160 brincantes, incluindo uma cadeirante.

“Nós estamos homenageando São Benedito, santo de promessa do nosso boi e padroeiro do município de origem do Nina Rodrigues”, disse a presidente do boi.

Os cantadores Joelson, Cláudio e Daniel conduziram o batalhão ao som da caprichosa orquestra. “É uma alegria para nós nos apresentar neste que é, sem dúvida, um dos melhores arraiais da cidade, talvez o melhor pela energia do público, que sempre interage com os grupos folclóricos”, elogiou Joelson.

Itapera, Boi de Sonhos e Maioba

Os bois de Itapera de Maracanã e de Sonhos entraram em seguida para dar continuidade à festa. O público também aproveitou os inúmeros atrativos do arraial, que encanta também as crianças. Elas curtem, principalmente, a brincadeira de soltar bombinhas. Por outro lado, quem comercializa os mais diversos tipos de artigos, como chapéus, artesanato e acessórios, tem faturado bastante.

“Sem dúvida, é um saldo bastante positivo. Que pena que vai acabar no próximo sábado. Com certeza, vai deixar saudade. Nós que aproveitamos para fazer uma renda extra, este arraial é uma benção”, disse Ana Luíza, que ajuda a tia na comercialização de artigos infantis.

A noite dedicada a São Pedro foi encerrada com a apresentação do Boi da Maioba, cujos brincantes vieram de uma maratona que começou na noite de quarta-feira e avançou pela madrugada, na Capela de São Pedro, na Madre Deus, onde grupos de bumba meu boi se confraternizam em agradecimento ao santo.

O público também se divertiu no Espaço Reggae, que recebeu as bandas Casarão Verde e Crioula D'Ifé. No Barracão do Forró, teve Trio Mandacarú e Ruan Duanny.