Secretaria Municipal de Cultura

Público lota Arraial da Cidade no Dia de São João

25/06/2023 09h36 - Atualizada em 29/06/2023 18h41

A noite de sábado (24), Dia de São João, foi marcada por um desfile de criatividade e originalidade no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), de iniciativa da Prefeitura de São Luís. A festança, que atraiu grande público e reuniu diversos grupos folclóricos, começou por volta das 18h e só foi encerrada na madrugada de domingo (25).

A programação foi aberta pelo Cacuriá Rabo de Saia, do bairro Liberdade, formado integralmente por crianças. As “fofuras” encheram os pais de orgulho e encantaram a plateia que acompanhou a apresentação. Em seguida, entrou o Boi Mocidade de Rosário, que está completando 42 anos de existência e se apresentou com indumentárias nas cores verde e rosa.

O Boi Rama Santa, sotaque de costa de mão, do município de Cururupu, na Baixada Maranhense, também abrilhantou a festa. O grupo, com 68 anos de tradição, reúne mais de 100 integrantes, que viajaram até São Luís exclusivamente para as apresentações desta semana nos arraiais da cidade.

“Nós viemos em dois ônibus de Cururupu para São Luís e estamos retornando logo após esta última apresentação. Viemos com muita disposição, energia, satisfação e animação para alegrar o Arraial da Cidade e mostrar a força da nossa tradição “, disse o cantador João Abreu.

Muito forró

No palco dedicado aos artistas regionais, quem se apresentou foi a cantora Simone Mouzzy, que iniciou a apresentação com uma homenagem à paraibana Elba Ramalho, uma das artistas nordestinas de sua preferência.

"São João que é bom tem que ter forró. Por isso, fizemos aquele forrozinho bom para todo mundo dançar com a gente, tanto o forró tradicional quanto as roupagens mais modernas”.

A apresentação seguiu dançante com o melhor do forró das antigas e a plateia entrou no ritmo. O show de Simone Mouzzy, que incluiu outros gêneros musicais, como bumba meu boi e arrocha, foi transmitido por dois telões nas laterais do palco, o que facilitou a visão pelo público que se posicionou mais distante.

“Que show maravilhoso. Ela chegou animando todo mundo com esse forrozinho bom, que eu e meu marido adoramos. Não tem como ficar parado”, disse a bancária Silvia Ribeiro, que levantou de uma mesa disposta em uma barraca de comida típica para dançar com o esposo.

Maranhão no São João do Nordeste

Por volta das 22h, foi a vez do Boi de Morros, sotaque de orquestra, retornar ao terreiro junino para mais uma alegre apresentação, entrando no horário da transmissão ao vivo da TV Mirante para o programa São João do Nordeste, da Rede Globo, que começou na sexta-feira e prosseguiu no sábado enfocando a programação junina dos nove estados.

Com indumentária exuberante e uma performance teatralizada, o grupo folclórico da região do Munim fez bonito para toda a região Nordeste, mostrando, também, os cinco sotaques do bumba meu boi. A beleza e a empolgação das índias e dos índios foram diferenciais. O repórter Murilo Lucena, da TV Mirante, comandou a transmissão.

Quem integra o Boi de Morros este ano é o secretário municipal de Comunicação, jornalista Igor Almeida, compondo o batalhão de vaqueiros.  Ele contou que se envolve literalmente com a grande festa do folclore brasileiro, que na opinião dele é linda e diferenciada.

"Aliás, quando pensamos neste espaço, projetamos primordialmente para oferecer segurança e conforto ao público que vem nos prestigiar, bem como montamos uma programação que correspondesse a todos os gostos, mostrando a nossa diversidade cultural. Além do que, acrescentamos os shows nacionais, que também atraem numeroso público. No próximo dia 30, ainda teremos o cantor Felipe Amorim, e no dia 1º de julho, a programação para o público gospel”, disse Igor Almeida.

O Boi Famosão, sotaque de matraca, do município de Humberto de Campos, estreou na festança deste ano no Arraial da Cidade fazendo a diferença devido à proposta da brincadeira. O couro do boi, que tem 7 metros e meio de comprimento e é sustentado por 12 brincantes (miolos), rodopiou na tela da Globo no embalo das toadas tradicionais e também fez bonito para o programa São João do Nordeste.

Quem elogiou bastante a festa foi o colombiano Hector Garzon, que arriscava uns passos de bumba meu boi, tentando imitar os brincantes em meio a um grupo de amigos, entre colombianos e brasileiros.

“Não é tão fácil assim, mas acho que fiz razoavelmente. Eu achei essa festa muito bonita e alegre, além do que me encantou por causa das cores e dos brilhos”, disse o estrangeiro.

Pindaré e Axixá

Os bois de Pindaré, sotaque da Baixada, e de Axixá, sotaque de orquestra, encerraram a noite em homenagem ao santo mais popular das festas juninas, o primeiro com o misticismo de seus cazumbas e o segundo com a simpatia de suas índias.

A programação também atraiu o público ao Espaço Reggae, que recebeu as bandas Vila Verde e Capital Roots, e ao Barracão do Forró, com os grupos de forró Pé de Moleque, Top Xot e o Trio Poeirão.

“Hoje, Dia de São João, tivemos uma programação bastante diversificada, com grupos representantes dos diferentes sotaques de bumba meu boi, show e programação nos espaços dedicados ao reggae e ao forró. É uma grande festa em reverência a esse santo junino e pensada essencialmente para agradar aos maranhenses e turistas”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.