Secretaria Municipal de Cultura

Arraial da Cidade recebe grupos folclóricos após cortejo do XII Clarins da Ilha

23/06/2023 14h32 - Atualizada em 27/06/2023 19h03

Uma programação especial tomou conta do Arraial da Cidade na noite desta quinta-feira (22). O terreiro junino organizado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão (Beira-Mar) foi aberto com a apresentação do Boi Estrela da Cohab Mirim, seguido do Grupo Piaçaba, originário da Madre Deus e que leva aos terreiros juninos os diferentes ritmos e sotaques das manifestações culturais maranhenses.

Em seguida, mais grupos desaguaram na praça, depois de participarem de mais uma edição do XII Clarins da Ilha, procedentes da Igreja de São João, onde receberam as bênçãos do padre Antônio José (Oblato).

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís em reverência à cultura maranhense, em especial ao bumba meu boi, destacando-se como uma das celebrações mais emblemáticas deste período.

Um total de sete grupos seguiram da igreja pelas ruas do Centro Histórico em cortejo animado com suas orquestras dando o tom da caminhada dançante. O trajeto foi acompanhado pelo público, entre simpatizantes das brincadeiras e turistas, que aproveitaram o momento para registrar com fotos e vídeos a alegria contagiante dos brincantes.

“É muito animado. Eu vou mostrar lá no Sul. É lindo e revela a cultura forte do bumba meu boi, que nós só conhecíamos pela televisão e internet. Realmente, vale a pena ver de perto”, disse Júlia Giardini, turista de Porto Alegre (RS).

Interação com o público

Os grupos de bumba meu boi evoluíram com suas belas indumentárias e chamaram atenção de quem marcava presença no Arraial de Santo Antônio, um dos mais tradicionais de São Luís.

“Eu não sabia que eles passariam. Aí saí do arraial e corri para ver. É o maior barato. Adorei!”, afirmou a psicóloga Janaína Ribeiro, maranhense radicada em Salvador (BA).

Energizados pelo brilho da lua que iluminava a indumentária de seus brincantes, participaram os bois Mirantes da Ilha, Brilhoso do Sol e Mar, Bumba Meu Boi da Cidade Operária, Encanto da Ilha, Lendas e Magias, Boi de Upaon-Açu e Brilho da Juventude.

Lendas e Magias, por exemplo, está completando 14 anos no São João do Maranhão e fez uma participação contagiante. Segundo o coordenador do batalhão, Cleydson Lima, participar do Clarins da Ilha é uma satisfação para todos os brincantes.

“Este é o nosso terceiro ano participando desse cortejo, quando recebemos as bênçãos do padre e seguimos cantando nossas toadas em direção à Praça Maria Aragão. Daqui, iremos para mais quatro apresentações e voltaremos para casa somente na madrugada de sexta-feira. Viva o São João da nossa cidade”, disse Cleydson Lima.

Vaqueiros, índias e índios do Boi Brilho da Juventude, do bairro Maiobão, também participaram. Cidelene Ferro, uma das coordenadoras do boi, disse que a manifestação folclórica participa da iniciativa há 10 anos.

“Nosso batizado foi no dia 17 e viemos também hoje para agradecer ao santo, do qual somos devotos. É um evento que agrega bastante dentro da programação junina da cidade e é uma oportunidade para as pessoas que moram no Centro de poder ver o boi passar em suas portas”, disse Cidelene Ferro.

Ao chegarem à Maria Aragão, cada grupo teve cerca de 20 minutos para evoluir no tablado e receber os aplausos do público que participava da festa.

“Esta edição do Clarins da Ilha reafirma o compromisso da Prefeitura de São Luís em valorizar e preservar as manifestações culturais do Maranhão, proporcionando um momento de integração entre os grupos de bumba meu boi e fortalecendo a identidade cultural da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.