Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura leva tradição e alegria às comunidades Cidade Olímpica e Madre Deus com festejos do ‘São João no Bairro’

19/06/2023 16h34 - Atualizada em 24/06/2023 14h48
Secom

Neste sábado (17), o São João no Bairro esteve presente nas comunidades Cidade Olímpica e Madre Deus, levando muita alegria e animação para os moradores. O evento tem se consolidado como uma importante iniciativa da gestão municipal, promovendo a valorização da cultura local e levando cultura a diversas comunidades da capital.

“Preparamos uma festa especial para ser levada aos bairros de São Luís e hoje chegamos com o São João na Cidade Olímpica. Democratizar essa festa tão importante para os ludovicenses levando as atrações para pertinho de suas casas é um dos objetivos do São João no Bairro e temos alcançado muito êxito com a iniciativa, porque as comunidades participam e interagem com muita animação e alegria”, disse o prefeito Eduardo Braide que acompanhou a festa na Cidade Olímpica. 

A programação na comunidade ocorreu na Avenida Jailson de Sousa Vieira e a abertura ficou por conta do Boi de Santa Fé, que levou ao público todo o encanto e magia dos instrumentos, indumentárias e personagens tradicionais do sotaque da Baixada Maranhense. 

A segunda atração foi o cantor Luan Costa. Conhecido por seu estilo musical marcado pela sofrência, o artista fez com que todos dançassem e cantassem ao som de seu repertório que tem protagonismo nas letras apaixonadas de suas músicas.

Quem curtiu o show do Luan Costa cantando todas as músicas foi o morador José Alves. Animado, o eletricista de 34 anos elogiou o artista.

“O show está maravilhoso, canta muito. Eu ficaria a noite toda aqui”, declarou o morador. 

A Companhia Batuk do Mará encerrou a noite. O grupo que nasceu na pandemia, no bairro Liberdade, iniciou suas apresentações por meio de lives na internet e este ano completou três anos. O grupo encheu o palco da Cidade Olímpica com os sotaques do bumba meu boi do Maranhão, que é a principal referência da companhia. 

“Nossa primeira vez aqui no bairro Cidade Olímpica fazendo show com o Batuk do Mará e é uma alegria estar conquistando novos espaços no São João de São Luís. Nosso repertório passeia pelo boi de orquestra, de zabumba e de matraca e, este ano incluímos também o ritmo do ‘lelê’ da cidade de São Simão em nosso repertório”, explicou o cantor, Andrey Meneses. 

Madre Deus

Já na Madre Deus, bairro que continua sendo palco das festividades, todos os sábados do mês de junho, o Boi da Madre Deus abriu a noite, no Largo do Caroçudo. Os brincantes encheram o ambiente com suas coreografias e toadas, animando a todos os presentes. Em seguida, foi a vez do Cacuriá Libertos da Noite tomar conta do palco. O tradicional bailado sensual do grupo hipnotizou o público.  

“O São João é um momento de encontro, quando as famílias se reúnem para celebrar e apreciar as manifestações artísticas que perpetuam nossas raízes culturais. Nossa missão neste fim de semana foi na Cidade Olímpica e na Madre Deus. Mais um fim de semana de festa, onde demonstramos o compromisso da Prefeitura em incentivar as tradições juninas e fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade da população de São Luís”, enfatizou o secretário da Secult, Marco Duailibe. 

A Cia Encantar trouxe um lindo espetáculo de dança e música. O grupo já tem 15 anos de trajetória levando muita cultura, arte e dança aos maranhenses. 

Monique Arouche ingressou na Companhia Encantar em 2013, parou por alguns anos e retornou em 2022. A brincante lembrou dos anos de estrada da companhia e falou da alegria de fazer parte dessa história.

“Saber que participei desses 15 anos é muito gratificante. Retornar em um lugar onde vivi momentos lindos com pessoas maravilhosas é gratificante, estou muito feliz”. 

O Boi Oriente marcou presença e foi a quarta atração a se apresentar.  O grupo fez a festa da população com suas toadas e performances cheias de ritmo. Encerrando a noite, o Boi Brilho da Terra entrou em cena, trazendo consigo todo o seu brilho e encanto. 

Estiveram presentes nos eventos nos bairros, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida e o ex-vereador professor Carlinhos (PDT).

Programação

Para ficar por dentro de todas as atrações do São João de São Luís, é só acessar as redes sociais oficiais da Prefeitura e o site saoluis.ma.gov.br/saojoaodesaoluis2023. Lá, serão encontradas informações atualizadas sobre a programação, horários, locais e outras novidades relacionadas aos eventos juninos.

Segurança, saúde e inclusão

Para garantir que tudo ocorra de forma segura, a Prefeitura de São Luís mantém diversas equipes trabalhando do início ao fim de todos os eventos. As equipes de agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus), entre outros serviços essenciais.

A Secretaria de Saúde (Semus) realiza a entrega de preservativos, por meio do Grupo CTA na Rua, que também realiza testes rápidos e aconselhamento da população. 

Em um compromisso com a inclusão e acessibilidade, a Prefeitura disponibiliza intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os eventos juninos realizados na cidade. Essa iniciativa busca garantir que pessoas com deficiência auditiva possam participar plenamente das festividades, entendendo as informações transmitidas e se envolvendo com a cultura local.