Secretaria Municipal de Cultura

Maracanã, Cidade Operária e Madre Deus recebem São João no Bairro, da Prefeitura de São Luís

12/06/2023 18h07 - Atualizada em 19/06/2023 16h25

A Prefeitura de São Luís está levando alegria e cultura para os moradores de vários cantos da cidade, com o São João no Bairro. No último fim de semana foi a vez das comunidades Cidade Operária, Madre Deus e Maracanã receberem uma diversidade de atrações juninas, reunindo dança, musicalidade e tradição na época mais festiva da capital.

A programação começou na sexta-feira (9), na Praça da Divina Providência, Cidade Operária, com a presença de renomados grupos de bumba meu boi. Ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, o prefeito Eduardo Braide esteve na comunidade e falou com a população.

“É uma felicidade estar aqui com vocês nesse projeto da Prefeitura que leva o São João, a alegria e a cultura para os bairros de São Luís. Aproveitem a festa”, disse o prefeito Eduardo Braide, anunciando em seguida as atrações.

No compasso das matracas e dos pandeirões, o Boi da Maioba abriu a noite, enchendo a Praça Divina Providência de cores, dança e o ritmo amado por todos os maranhenses. Dona Clarinda Brito, moradora da Cidade Operária e matraqueira de coração, estava animada e fazendo coro com suas duas matracas na mão.

“Nosso querido Boi da Maioba é nossa paixão. A festa está linda”, disse a aposentada.

Logo em seguida, os passos sincronizados e a animação dos dançarinos do Boi Pirilampo deram um toque especial à festa. O Boi de Pindaré marcou a terceira atração da noite trazendo as singularidades nas vestimentas e nos instrumentos utilizados por seus brincantes. Com os tambores aquecidos, o grupo fez o público dançar ao som do ritmo que é uma mistura indígena e africana.

Fechando a noite de atrações, o Boi da Mocidade Axixaense contagiou a multidão presente com o sotaque de orquestra. O Boi entrou no arraial embalado pelas lindas toadas que contam a história da cidade de Axixá. Cada um desses grupos trouxe o seu talento e encantou o público com sua musicalidade, coreografias impecáveis e a riqueza cultural que o bumba meu boi representa.

Quem também aprovou a festa foi a professora Poliana Oliveira, que nasceu no bairro e estava curtindo as atrações ao lado da mãe e da sobrinha.

“A festa está do jeito que a gente esperava, tudo lindo, o palco montado no lugar certo e as apresentações dando um show. Adorei ver o Boi Pirilampo e o Boi da Maioba, lindo demais”, declarou a educadora.

Sábado

No sábado (10), foi a vez do bairro Maracanã receber a festa na Praça da Igreja de Santo Antônio. As atrações da noite incluíram o Grupo Piaçaba, Quadrilha Império Nordestino, Boi de São Simão, Boi Brilho da União e Boi Encanto de São Cristóvão. Cada apresentação foi marcada por performances cativantes, figurinos deslumbrantes e a magia característica dos festejos juninos.

O prefeito Eduardo Braide subiu ao palco do Maracanã e relembrou as ações de melhorias realizadas na região. Entre elas: asfalto na Avenida Evandro Bessa, construção de creche, iluminação de Led, entre outras intervenções. O prefeito prometeu levar ainda mais serviços para a comunidade e todo o entorno.

"Felicidade de mais uma vez estar aqui com vocês, em breve chegaremos com máquinas para melhorar ainda mais as condições das ruas do bairro”, declarou.

"Mais um fim de semana de São João no Bairro levando nossas raízes culturais a cada canto da cidade. Celebrar a nossa história, nossas tradições e o talento dos nossos artistas é maravilhoso e ver todas as famílias aproveitando a festa nos enche de alegria", destacou o secretário municipal adjunto de Cultura, Henrique Almeida.

Quênia Alves, moradora do Maracanã há 10 anos, estava com o filho Arthur, de 3 anos, aproveitando a festa.

“Eu estou achando a festa incrível, a segurança está ótima e meu filho está amando tudo. Espero que o São João venha mais vezes para cá”, enalteceu a moradora.

“Esse é o melhor São João de São Luís. O prefeito Eduardo Braide está de parabéns pela organização da festa, estou muito feliz e amando cada uma das apresentações. Parabéns”, disse a representante comercial, Ana Karine.

Também participaram dos festejos nos bairros, os secretários municipais Romário Barros (Semdel), Carlivan Braga (Semeped); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; além do deputado estadual Fernando Braide (PSD) e dos vereadores Ribeiro Neto (Mais Brasil) e Marlon Botão (PSB).

Madre Deus

O bairro Madre Deus continua sendo palco das festividades, todos os sábados do mês de junho, no Largo do Caroçudo. No último dia 10 de junho, a programação foi repleta de alegria com as apresentações da Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, Cacuriá Vila Goreth, Boi Meu Tamarineiro e Boi da Pindoba. O público pôde apreciar a diversidade cultural dos grupos, que trouxeram a riqueza dos ritmos portugueses, a energia contagiante do cacuriá e toda a tradição do bumba meu boi.

Programação

Para ficar por dentro de todas as atrações do São João de São Luís ,é só acessar as redes sociais oficiais da Prefeitura e o site saoluis.ma.gov.br/saojoaodesaoluis2023. Lá, serão encontradas informações atualizadas sobre a programação, horários, locais e outras novidades relacionadas aos eventos juninos.

Segurança, Saúde e Inclusão

Para garantir que tudo ocorra de forma segura, a Prefeitura de São Luís mantém diversas equipes trabalhando do início ao fim de todos os eventos. As equipes de agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus), entre outros serviços essenciais.

Em um compromisso com a inclusão e acessibilidade, a Prefeitura também mantém intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os eventos juninos realizados na cidade. Essa iniciativa busca garantir que pessoas com deficiência auditiva possam participar plenamente das festividades, entendendo as informações transmitidas e se envolvendo na cultura local.