Secretaria Municipal de Cultura

31/08/2017 15h45 - Atualizada em 24/05/2021 18h20

Prefeitura promove oficina de empreendedorismo para Rede São Luís de Pontos de CulturaFormado por 40 grupos culturais, representantes da Rede São Luís de Pontos de Cultura participaram de mais uma oficina promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Com o tema "Empreendedorismo Cultural", a capacitação aconteceu esta semana no Convento das Mercês.

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, o projeto Pontos de Cultura tem como um de seus objetivos a capacitação dos representantes das entidades culturais a fim de que estes possam disseminar o conhecimento dentro do seu espaço de atuação. "O nosso objetivo é auxiliar entidades culturais pelo conhecimento, desenvolvendo habilidades para que estas se desenvolvam e se articulem, obtendo maior visibilidade", explica o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Esta oficina de formação teve a orientação da facilitadora e consultora do Sebrae, Catarina Vasconcelos, que abordou a importância do empreendedorismo no segmento cultural. "Trabalhamos, principalmente, o empoderamento dos grupos. Dessa forma, eles podem ter sua própria sustentabilidade, gerando lucratividade para que possam se desenvolver economicamente e, consequentemente, desenvolver os espaços os quais estão inseridos", afirmou a facilitadora.

EMPREENDEDORISMO

Durante o programa de capacitação é indispensável combinar a teoria com a prática. Os representantes das entidades participaram de dinâmicas envolvendo negociação de produtos culturais, debateram pontos fortes e fraquezas do setor cultural e aprenderam mais sobre dimensões econômicas dentro da Cultura.

Para Nery Mendonça, representante do coletivo "Coroado de Natal - fortalecendo a identidade do polo cultural", do bairro Coroadinho, as oficinas jogam luz às práticas cotidianas, incentivando as atividades dos grupos de forma mais organizada. "A cultura precisa sobreviver e uma das formas disso acontecer é valorizando os seus produtos, através dessa noção de gestão e empreendedorismo. Assim, esses produtos culturais, sejam projetos, apresentações ou artesanato, dão sustentabilidade aos grupos", disse.

PROJETO

A Rede São Luís de Pontos de Cultura foi lançada em julho de 2017 e contempla 40 organizações culturais como Pontos de Cultura. A segunda fase é a capacitação de 80 pessoas que serão multiplicadoras em suas regiões de temas prioritários para o desenvolvimento da economia da cultura local e para articulação em rede, alinhados com as políticas do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Municipal de Cultura de São Luís e da Política Nacional do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Até o fim do projeto, que encerra no dia 10 de outubro, terão sido realizadas seis oficinas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem