Secretaria Municipal de Cultura

07/08/2017 14h18 - Atualizada em 24/05/2021 18h20

Projeto Rede São Luís de Ponto de Cultura realiza oficina de projeto e captação de recursosEm mais uma oficina do projeto Rede São Luís de Ponto de Cultura, representantes de entidades culturais da capital se reuniram no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, para mais um momento de aprendizado e troca de experiências. A capacitação, promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aconteceu semana passada com o tema "Elaboração de Projetos e Captação de Recursos".

"Esse diálogo permanente entre grupos e poder público que acontece durante as oficinas é essencial para construir uma rede articulada de Pontos de Cultura e pleitear mais espaço e visibilidade para as entidades culturais", afirma o Secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão.

A oficina de "Elaboração de Projetos e Captação de Recursos" criou muita expectativa entre os grupos. A consultora, ativista e coordenadora financeira da Organização Não Governamental NAVE, Fernanda Monteiro, uma das facilitadoras da capacitação, explica por que as noções sobre o processo de criação de um projeto cultural é uma etapa importe dentro do programa. "Para quem faz cultura, fazer um projeto é essencial para apresentar suas ideias de forma organizada e, consequentemente, promover a transformação que o grupo busca no seu território, economizando recursos e tempo, tendo um resultado com mais impacto", explica Fernanda Monteiro.

Durante as oficinas, os grupos aprenderam um pouco mais sobre o processo de cocriação de um projeto, incentivando a parceria entre os membros da Rede São Luís de Pontos de Cultura. Além disso, a presidenta da Organização Não governamental NAVE, que completou a dupla de facilitadora, deu algumas possibilidades de captação de recursos para as entidades, as quais se uniram para realização de um protótipo de projeto durante a capacitação.

"Esses três dias de oficina foram muito valorosos, aqui pudemos aprender a fazer projetos consistentes e organizados, procurando a melhor opção para captação de recursos. E a melhor parte é que botamos em prática, fazendo os exercícios para aprimorar a teoria", afirma o membro da Associação Cultural Capoeira e Raça, Aurélio França.

O PROJETO

A Rede São Luís de Pontos de Cultura foi lançada em julho de 2017 e contempla 40 organizações culturais como Pontos de Cultura. A segunda fase é a capacitação de 80 pessoas que serão multiplicadoras em suas regiões de temas prioritários para o desenvolvimento da economia da cultura local e para articulação em rede, alinhados com as políticas do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Municipal de Cultura de São Luís e da Política Nacional do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Até o fim do projeto, que encerra no dia 10 de outubro, terão sido realizadas seis oficinas, com os temas Cultura de Rede, Redes Associativas, Cultura Empreendedora, Comunicação Comunitária, Elaboração de Projetos Culturais e Comunicação Visual. Ao todo, nove macrorregiões estão incluídas na Rede São Luís de Pontos de Cultura, englobando 20 bairros da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem