Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura divulga resultado final do edital Rede São Luís de Pontos de Cultura

21/04/2016 09h31 - Atualizada em 24/05/2021 18h21

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e o Ministério da Cultura (MinC) homologaram, nesta quarta-feira (20), o resultado final da segunda etapa de seleção e classificação do Edital para Rede São Luís de Pontos de Cultura da Política Nacional do Programa Cultura Viva - Edital nº 01, de 30 de novembro de 2015, após a análise dos pedidos de reconsideração.

"Estamos cumprindo hoje uma etapa importante para as políticas culturais do município de São Luís com a divulgação do resultado final do edital da Rede São Luís de Pontos de Cultura. Essa premiação destinada ao fomento e reconhecimento de iniciativas culturais dos mais diversos segmentos é de grande importância para nossa cultura, reafirmando o compromisso do prefeito Edivaldo em descentralizar as ações culturais para mais áreas do território municipal e também solidificar todo um trabalho coletivo com a sociedade civil, por meio do Conselho Municipal de Cultura, que compôs com a Secult e com o Ministério da Cultura a comissão de avaliação”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

De acordo com o edital, o resultado final com a lista das iniciativas culturais que serão contempladas com a premiação foi homologado após o período de análise de reconsideração. A próxima etapa será a contatação dos premiados para entrega de toda documentação exigida até o dia 9 de maio, no horário das 8h às 12h, na coordenação de Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura.

Dos 171 projetos inscritos, foram selecionadas 10 entidades culturais (que já são pontos de cultura), 10 coletivos culturais e 20 entidades culturais que ainda não são certificadas como ponto de cultura, totalizando 40 propostas que receberão premiação e reconhecimento pelo Ministério da Cultura. As entidades culturais receberão o prêmio de R$ 43.350,00 e os coletivos culturais receberão o prêmio de R$ 30.345,00.

CAPACITAÇÃO

Após a fase de apresentação da documentação, os pontos de cultura selecionados participarão de oficina de pactuação com a Secult e o MinC, onde serão apresentadas as metas e o cronograma do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, o programa de capacitação, orientações sobre a aplicação dos recursos e a Política Nacional do Programa Cultura Viva.

O programa de capacitação do projeto será composto por temas prioritários para o desenvolvimento da economia da cultura local e para articulação em rede, alinhados com as políticas do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Municipal de Cultura de São Luís e da Política Nacional do Programa Cultura Viva, tais como: Política Nacional de Cultura Viva, Cultura de Rede; Redes Associativas; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Comunicação Comunitária; Comunicação Visual e Portfólios Culturais; e Cultura Empreendedora.

CLASSIFICADOS

A lista completa dos classificados do resultado final da seleção dos pontos de cultura e toda documentação referente ao edital está disponível no portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br) e também na sede da Secult, localizada na Rua do Mocambo, 253, Centro.

ETAPA FINAL DA SELEÇÃO DO PRÊMIO PONTO DE CULTURA

NOTA DE ESCLARECIMENTO - PROCESSO DE HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO