Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura e Ministério da Cultura oferecem três dias de oficinas sobre Pontos de Cultura

15/02/2016 18h12 - Atualizada em 24/05/2021 18h21

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura, irá oferecer oficinas de capacitação sobre a Rede de Pontos de Cultura. As oficinas serão realizadas terça-feira (16), quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Com o intuito de incentivar a ampla participação do público, instituições, grupos e coletivos culturais, as oficinas vão esclarecer e tirar dúvidas dos participantes que desejam participar do edital de Pontos de Cultura. "Essas três oficinas são momentos em que os participantes podem tirar suas dúvidas. Em uma tarde, vamos apresentar o edital, explicando parte por parte e, ao final, vamos orientar quanto ao preenchimento do formulário (Anexo I do edital), de participação", destaca Elizandra Rocha.

As oficinas serão realizadas pelo escritório do Ministério da Cultura em São Luís, em parceria com a Secult, durante três dias. Na terça-feira (16), às 14 h, será realizada no Conselho Cultural Comunitário da Liberdade (Av. Mário Andreazza, s/n, Liberdade); na quinta-feira (18), às 14h, na Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, 363, Praia Grande); e, na sexta-feira (19), às 14h, na Sede do Boi de Maracanã (Rua da Igreja, 99, Maracanã, em frente ao Viva).

O primeiro edital de Pontos de Cultura de São Luís irá premiar 40 iniciativas culturais. Ao todo, 30 entidades culturais sem fins lucrativos serão premiadas com R$ 43.350,00 e 10 coletivos culturais receberão o valor de R$ 30.345,00.

EDITAL

O certame segue com inscrições até o dia 26 de fevereiro, pelo site www.saoluis.ma.gov.br, ou na sede da Secult (Rua do Mocambo, nº 253, Centro), no horário das 13h às 18h (segunda à quinta), e das 8h às 12h (sexta-feira). Os participantes deverão apresentar o formulário de inscrição preenchido e portfólio com relatório das atividades desenvolvidas pelo grupo cultural no momento da inscrição.

A Rede de Pontos de Cultura contempla duas formas de participação: "Entidade Culturais sem fins lucrativos", que comprovem três anos de existência de atividades culturais, e os "Coletivos culturais", sem constituição jurídica, com dois anos de existência e que desenvolvam atividades culturais em seu território de atuação.