Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura revitaliza espaço degradado e instala ‘Ponto Limpo’ no Caratatiua

01/03/2021 17h04 - Atualizada em 04/03/2021 19h25

A Avenida Deputado Mauro Bezerra, no bairro Caratatiua, recebeu, no fim de semana, a instalação do Ponto Limpo. A ação da Prefeitura de São Luís, executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), transformou mais um ponto crônico de descarte irregular de resíduos sólidos, em um canteiro ajardinado. O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide, participaram do momento junto à comunidade.

“A ação Ponto Limpo, executada pelo Comitê de Limpeza, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras, de Comunicação e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana, tem por objetivo proporcionar mais dignidade a espaços que antes serviam para colocar lixo, deixando o ponto mais bonito e a comunidade mais limpa”, destacou o prefeito.

Morador do Caratatiua, de um imóvel localizado em frente ao ponto revitalizado neste sábado pela Prefeitura de São Luís, o pescador Enilson Assunção, de 44 anos, aprovou a iniciativa. “Esse ponto era de descarte de lixo, os próprios moradores vinham e jogavam os resíduos nesse canteiro, mesmo com o carro que faz a coleta passando regularmente para apanhar, de porta em porta. Agora, com essa ação, tenho certeza de que além de ficar mais bonito, não vai ter mais o mau cheiro de antes e espero que ninguém teime em jogar lixo de novo, que tenham consciência e façam a sua parte para preservar e manter sempre limpo o nosso bairro”, destacou.

Assim como Enilson, outros moradores com residência ao longo da Avenida Deputado Mauro Bezerra também aprovaram a ação executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que vai avançar por vários bairros da cidade, já mapeados, para executar a ação Ponto Limpo e recuperar espaços degradados. “Este ponto que está sendo revitalizado no Caratatiua, assim como na Cidade Operária, por onde demos início à ação, também era um ponto histórico de descarte irregular de resíduos. Já mapeamos outros 41 pontos pela cidade e seguiremos avançando para a felicidade da população”, destacou o presidente do CGLU, Joabson Júnior.

A recuperação dos pontos selecionados se dá a partir da limpeza do local. Os agentes coletam todo o lixo existente, entulham o ponto com resíduos provenientes da construção civil e direcionados a um dos Ecopontos de São Luís e aplicam o adubo orgânico, fruto do processo de compostagem realizado no Centro Ambiental Ribeira. Após, é feita a aplicação de grama e a plantação de mudar para deixar o espaço ajardinado e mais bonito, isto é, completamente revitalizado.

A ação Ponto Limpo no Caratatiua também contou com a presença dos vereadores Karla Sarney, Batista Matos, Antonio Garcez e do ex-vereador e professor Sá Marques, além da secretaria de Meio Ambiente, Karla Lima, e do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Pereira Filho.