Secretaria Municipal de Comunicação

Imagem de Nossa Senhora da Vitória vista sede da Prefeitura de São Luís

07/11/2023 18h35 - Atualizada em 13/11/2023 16h46

O prefeito Eduardo Braide recebeu, no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, nesta terça-feira (7), a visita da imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade. Na cerimônia religiosa, o prefeito manifestou sua gratidão pela presença da santa e contemplou a fé que permeia a história de Nossa Senhora.

“Uma alegria receber novamente a imagem de Nossa Senhora da Vitória, aqui na Prefeitura. Isto nos inspira a seguir em direção a um futuro cheio de fé, esperança e bênçãos", disse o prefeito Eduardo Braide que, durante a celebração, esteve acompanhado de servidores da Prefeitura e devotos de Nossa Senhora.

Sob a proteção do Clérigo da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), padre Roney Carvalho, a imagem foi conduzida à escadaria principal da sede da Prefeitura e, em seguida, realizada uma celebração.

"Maria foi aquela que soube ouvir a voz de Deus, que acolheu as palavras do seu amado filho, Jesus, que desempenha um papel fundamental na missão de Jesus e na vida da Igreja e, hoje, ela está aqui conosco, no meio de todos nós. Que esta visita nos transforme em verdadeiros seguidores de Jesus, à semelhança de Nossa Senhora", refletiu Padre Roney.

O clérigo também agradeceu pelo trabalho realizado pelo programa Canteiro Escola, da Prefeitura de São Luís e parceiros, que restaurou a fachada do Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Juntos, os imóveis compõem um conjunto arquitetônico de importante valor histórico e artístico de São Luís.

“Agradecer de maneira especial pelos trabalhos que foram feitos no Palácio Arquiepiscopal. Ao realizar essa obra, reconhecemos a sensibilidade do prefeito em relação ao patrimônio histórico. Entendemos que seu papel e missão não são fáceis, mas contamos com a intercessão de Nossa Senhora, que verdadeiramente nos guia, auxilia e inspira”, disse o padre.

Participaram da celebração, os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Simão Cirineu (Seplan), Carlivan Braga (Semeped); o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; além de fiéis e servidores municipais.

Festejo Nossa Senhora da Vitória

O Festejo de Nossa Senhora da Vitória é celebrado anualmente no mês de novembro, e este ano, as festividades terão início no dia 17 e término no dia 26. Durante esse período, os fiéis se reúnem para homenagear a padroeira da cidade, por meio de uma série de eventos religiosos e culturais.

Os festejos incluem missas, procissões e outras atividades que unem os fiéis em devoção e gratidão à santa. Esse período é marcado por uma profunda reflexão espiritual e pela celebração da fé.

"Se Deus quiser estarei presente e quero estender um convite a todos que desejarem se unir a nós na Igreja da Sé, para compartilhar este momento de fé, que é a homenagem a Nossa Senhora da Vitória, junto com toda a comunidade", convidou o prefeito Eduardo Braide.